segunda-feira, 17 de junho de 2013

Você sabe quem inventou a gravata? Um sucesso mundial da moda.



Por volta do ano de 1635, um grupo de 6 mil soldados e cavaleiros vieram a Paris manifestar seu apoio a Luis XIII e Richelieu. Entre eles havia um grande número de mercenários Croatas que, separados pelo exílio, permaneceram a serviço do rei Francês.

O uniforme tradicional destes Croatas despertavam a atenção pelo curioso xale amarrado de uma maneira muito exclusiva ao redor de seus pescoços. Os xales eram feitos de vários tecidos, desde os grosseiros tecidos usados pelos soldados ao fino algodão e a seda dos oficiais. A elegante “moda Croata” imediatamente conquistou a França, que regalou-se por este novo item de moda, o qual era, até então completamente desconhecido na Europa.

Para os nobres oficiais franceses que estiveram na guerra dos anos trinta a vantagem do xale croata de pescoço era sua grande praticidade, em contraste com o colarinho que tinha de ser mantido branco e cuidadosamente engomado. O xale era amarrado em torno do pescoço e pendia livremente sem a necessidade de maiores cuidados, o que significava grande praticidade em combinação com outros ornamentos bem como para a elegância, o que para os duros e altos colarinhos utilizados era uma tarefa difícil pois os longos e  grossos cabelos dos soldados os escondiam.

Por volta do ano 1650, durante o reinado de Luis XIV, ele foi aceito na Franca por toda a alta corte, a qual sempre teve simpatia pelos enfeites militares, e a novidade da moda “a la croate”, trouxe a expressão que logo mais originaria a palavra francesa cravate. A novidade se tornou no símbolo da cultura e da elegância. A última palavra da moda foi levada para a Inglaterra por CharlesII, depois de seu retorno do exílio e dez anos mais tarde, a novidade da moda conquistara a Europa e também as colônias no continente americano.

    
O nó simples. 


É o grande clássico de nós de gravata. 
Ele é sem dúvida o mais utilizado porque 
é simples de realizar e condiz com a maioria das gravatas e colarinhos das camisas. 
Ele é perfeito para os homens de média ou elevada estatura.
Cónico e alongado, o nó simples é estreito quando realizado com gravatas finas e mais largo quando realizado com gravatas grossas.

Preparação: Volte para cima o colarinho 
da sua camisa, feche o botão e passe
a gravata envolta. 
Os homens de média estatura colocarão 
a parte estreita da gravata na altura  
do cinto e os homens de estatura elevada devem colocar para acima. 

As fases:

Fase 1: Por baixo do colarinho, cruze a parte larga sobre a parte estreita.
Fase 2: Faça deslizar a parte larga sob a parte estreita.
Fase 3: Envolva a parte larga sobre a parte estreita. 
Fase 4: Passe para cima a parte larga e por baixo da gravata coloque o início no nó realizado. Puxe o início e deslize a parte larga da gravata no nó.
Fase 5: Mantenha a parta estreita. Puxe delicadamente a parta larga para apertar o nó. 
Ajuste o nó, e em seguida eleve até ao último botão do colarinho.

Uma vês feito o nó da gravata, a parte estreita não deve ser visível e a extremidade da parte larga deve situar-se ao nível da cintura.

Fonte: “La grande Historie de la  Cravate” (Flamarion, Paris, 1994), Francoise Chaile - Nodegravata.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário