quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os 4 maiores erros de Albert Einstein.


Fonte da imagem: Wikimedia

Einstein não foi perfeito em sua vida. Confira agora alguns dos maiores erros que ele cometeu durante a carreira.
Quando estiver em suas aulas de física no colégio, lembre-se de que até mesmo Albert Einstein já cometeu equívocos. Alguns deles foram bem graves e fizeram com que o trabalho do cientista ficasse parado por mais de três anos (até que todos os pontos fossem finalmente equilibrados). Confira agora alguns dos maiores erros que um dos maiores gênios do mundo cometeu em sua carreira.



1. Tentar unir coisas demais

Einstein ficou muito conhecido por unir uma série de conhecimentos que ninguém havia pensado em conectar. Isso aconteceu com a Teoria da Relatividade, por exemplo, quando o cientista conseguiu agregar massa, energia, tempo e espaço em uma única e complexa teoria. Mas esse tipo de resultado só foi conseguido depois de muitos anos de estudo. No começo de sua carreira, o físico não acertava tanto.
Em um de seus primeiros artigos, Einstein tentou juntar a segunda lei da Termodinâmica (que diz que o calor tende a passar sempre do mais quente para o mais frio) com leis da mecânica. Por meio de cálculos de probabilidade, disse que um pequeno pacote de calor poderia ser responsável por aquecer um ambiente inteiro. O problema é que os conceitos de mecânica não foram bem empregados (e as derivações termodinâmicas para mecânica já haviam sido feitas).

2. Separar tempo de espaço e alterar apenas um

As teorias da Relatividade não são muito simples para quase ninguém. Na verdade, nem mesmo para Albert Einstein elas eram fáceis de serem entendidas. No começo de seu trabalho, o físico tentou estudar uma equação de relações curvas de Espaço-Tempo. Para ele, a equação provava que partículas com velocidades diferentes, deveriam ser afetadas por acelerações diferentes.
Einstein conseguia entender que tanto o tempo quanto o espaço realizavam curvas sobre os objetos com massa, mas tentava alterar apenas um dos dois em seus cálculos. Para piorar, um de seus assistentes (que deveria ser o grande nome da matemática, no caso) também errou os mesmos cálculos. Foram anos de manipulação matemática e frustração, até entenderem que havia algo errado.

3. Einstein não acreditava em Buracos Negros

Em 1916, pouco após publicar seus primeiros tratados sobre a Relatividade, Einstein recebeu cartas de um cientista alemão chamado Karl Schwarzschild. Nos documentos, Schwarzschild afirmava que a geometria do espaço seguia padrões curvilíneos, o que seria um dos motivos para que os planetas seguissem órbitas ao redor das estrelas
Estava tudo bem com as teorias, até que Einstein percebeu que no centro das curvas existiam grandes quantidades de matéria e distúrbios de gravidade. Seria um local diferente, onde tudo pode ser destruído. Einstein não acreditava que isso fosse possível, negando a existência de buracos negros, que seriam descobertos anos depois.

4. Ele achou que estava errado

Na sua Teoria da Relatividade, Einstein afirmou que o universo estava em constante expansão. Depois, relendo seus trabalhos, passou a dizer que as afirmações anteriores não condiziam com a realidade, pois o universo deveria estar em modo estático. Ele passou um bom tempo tentando procurar falhas em sua lógica inicial, até que criou a variável "Lambda", que poderia manter o universo em expansão, mas também poderia mantê-lo estático.
Em resumo, há quem diga que o Lambda tenha sido utilizado para que Einstein pudesse satisfazer as vontades dos outros cientistas sem negar suas outras vontades. Anos depois, ficou provado que o universo estava realmente em expansão constante. Ou seja, Einstein estava certo no começo, mas ao achar que estava errado, ele errou. 

Fonte: tecnomundo.com.br - Renam Hamann

62 comentários:

  1. Einstein não era mesmo nenhum prodígio como muitos pensam. Basta observar que enquanto aluno não foi um bom exemplo. Foi persistente e, talvez devido a carência de estudiosos da sua época adquiriu a fama que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você se engana, o qi de Einstein segundo muitas fontes varia de 150 a 160, o pessoal da Sigma Society falou em 240. Dito isso, é provado que quem tem qi de gênio tem dificuldades em algum aspecto dos estudos ou de socialização.. é sabido que Einstein tinha dificuldades com calculos básicos, porém quando era para racionalizar possíveis teorias e cálculos se saía muito bem. é dificil acreditar que estou lendo que ele não era um prodígio como se pensa... o cara só mudou a maneira de como a física enxergava o espaço-tempo...

      Excluir
    2. Persistente? Você já estudou física?

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      o cara foi talvez o maior físico da história

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      o cara foi talvez o maior físico da história

      Excluir
    5. Carência de estudiosos na sua época?!

      Excluir
    6. Quem não é e nunca será prodígio é vc, ele não foi um bomk aluno pois as materias não chamava a atenção dele, carencia tem vc de estudo. Prof. Jorge torres

      Excluir
    7. Pelo visto, o Einstein foi persistente, mas vc não. Desistiu dos estudos na 5a. série?!!?
      Huahauah

      Excluir
    8. SABE O Q É PIOR?
      GENTE QUE ACHA SER INTELIGENTE POR POSSUIR OPINIÕES BESTAS...

      Excluir
    9. vou demorar um mês só para explicar para você que o que você falou não tem o menor sentido...

      Excluir
    10. vc só ia para o colegio para ´´merendar´´ né burrito

      Excluir
    11. Porra velho!
      Einstein foi persistente?
      O cara foi um dos maiores gênios de todas as epócas, e não tinha um computador para fazer seus calcúlos!!!!!!

      Agradeça a ele pelo teu GPS, e pesquise mais, muito mais, antes de falar tamanha besteira.
      Abraço,
      Ramires.

      Excluir
    12. Seu erro foi postar uma verdade como essa no lugar errado. O pessoal aqui saca tudo sobre a história da ciência. Sabem tudo! rs rs rs
      Abraço.

      Excluir
    13. lol primeira piada do dia.

      Excluir
    14. Além do que, Einstein era um ótimo aluno.
      A historinha de que ele só se dava mal no colégio é um equivoco baseado no modelo de notas dos alemães da época. Os alunos não eram avaliados entre 0~10. http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/einstein-ensino-fundamental-426121.shtml?page=1

      Excluir
    15. Jotapeh, vc tem certeza que é professor? Diga-me onde leciona e levarei meu filho longe deste lugar!
      Não tinha estudiosos na época? Planck, Bohr, Schrödinger, de Broglie, Heisenberg entre outros. Vc só pode estar de brincadeira! Não se pode associar ser excelente aluno com ser um excelente cientista. Ser cientista envolve criatividade. Pense na porcaria que vc escreveu!

      Excluir
    16. Esse Jotapeh9907 e Recalcado ou retardado

      Excluir
    17. Jotapeh9907, Gênio deve ser voce seu Recalcado Ignorante

      Excluir
    18. não dá para acreditar tamanha estupidez de ambos! discutirem por um assunto extremamente relativo... parecem duas crianças... chega até ser cômico!

      Excluir
    19. Einstein foi tão genial que alguém faz um artigo para dizer que ele não foi perfeito...O cara ficou na bronca pq ele não foi perfeito, é demais pra cabeça.

      Excluir
    20. RSRSRS, esse jotapeh9907 é engraçado, conta outra aí, rsrs.
      Sujeito, o seguinte, se hoje os estudos não estão carentes como antes, será se não foi por causa de caras como Einstein? Todo aprofundamento e ampliação em qualquer área de estudo se baseia em idéias antes surgidas.
      Se você tiver falando em qualidade de escolas, Einstein era alemão e não dá pra se comparar educação brasileira com a alemã.

      Excluir
  2. só pode ser brincadeira....

    ResponderExcluir
  3. "Somente uma vez eu me enganei, uma vez que pensei estar enganado."
    Professor ling... digo digo, Girafales

    ResponderExcluir
  4. Caraca carência de estudiosos da época, ele só foi contemporâneo de Niels Bohr e Max Planck jotapeh9907, vai se informar um pouco...

    ResponderExcluir
  5. jotapeh, ta louco? o cara é um gênio pela teoria da relatividade, somente ele soube explicar como funciona a gravidade que mantém a órbita de um planeta, que foi uma questão levantada 300 anos atrás de sua época por newton.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente jotapeh9907, se você diz algo assim sobre Einstein você não tem conhecimento algum em física moderna. Einstein foi o primeiro cara a propor a união entre as 4 divisões elementares para que chegassemos a conclusão do que realmente é o universo, ele morreu tentando encontrar essa equação, mas, infelizmente não teve sucesso. Espero que ninguém queira comparar Stephen Hawking com a genialidade de Albert

    ResponderExcluir
  7. jotapeh9907

    Realmente o título de maior mente de todos os tempos foi exagerada (graças aos jornais americanos da época), e Einstein pode ter "roubado" várias teorias de outros gênios (algo extremamente comum, diga-se de passagem... benchmarking?), mas era um ótimo aluno. Suas notas baixas eram devido ao seu comportamento.

    Isso sem contar sua dislexia...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desinformado! Existe uma grande diferença entre roubar teorias e desenvolver novas teorias, ou aperfeiçoá-las a partir do conhecimento (teorias) existentes. Do seu ponto de vista, todos os cientista "roubaram" teorias, pois ninguém parte do zero.

      Excluir
    2. se vc diz q einstein "roubou" ideias, entao o q newton fez com as ideias de Galileu??? a ciencia está em constante evolução aperfeiçoar teorias ou simplesmente derrubá-las faz parte!
      AAAh, caracaaa nao sabia q o Einstein era persistente!! kkkkk!! ridículo issso!!!

      ps: ñ me aprofundei em falar pois estudo matematica, mas axei um absurdo chamarem einsten de ladrao e de persistente

      Excluir
    3. Pessoal não entendeu o comentário do cidadão... ele não disse que foi só Einstein que pegou teorias de outros, e ainda falou de Bechmarking, que é justamente a prática de aperfeiçoar o que já existe.

      Desinformado falando de desinformado? tsc tsc

      Excluir
    4. "roubado" no comentário do cidadão significa o que para vc??

      Excluir
  8. Pra mim o maior erro foi desconhecer a natureza humana: http://alkimia.tripod.com/curiosidades/einstein_bomba.htm

    ResponderExcluir
  9. jotapeh9907.... sério que vc pensa isso??

    ResponderExcluir
  10. Nenhum prodígio??? Tá doido????????????????????????? JEZUIZ!!! Nenhum prodígio??? Peraí... Vou me matar.

    ResponderExcluir
  11. Ele nasceu com o dom não se pode negar isso, se ele teve carência de estudo naquela época e fez o que fez e dizer que ele não foi prodígio ou se ele errou primeiramente ele era humano mais foi um humano especial com um dom de Deus se vocês negarem isso.Além disso não se tinha tanta facilidade como se tem hoje para formalizar os pensamentos e teorias atuais já que alcançamos o espaço e guardamos muitas informações em pequenos espaços chamado hoje de nano-chips.Imagine ele nos tempos atuais.Seria um BOMMMMMMM diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, quanta besteira!!!
      Que conversa é essa de carência de estudos? Você desconhece o assunto e só está absorvendo por osmose as besteiras que falaram antes de você....
      Formalizar idéias e teorias é questão pessoal, é questão de talento e auto-confiança. O excesso de informação que se dificulta e não facilita a formalização de teorias. Fala sério...

      Excluir
  12. na verdade, o grande erro desse post é que ele mais acertou do que errou...não foi mencionado que a fama dele não é somente pela teoria da relatividade, mas também porque ele explicou satisfatoriamente como é o efeito fotoelétrico

    ResponderExcluir
  13. Já ficou evidenciado por vários relatos que Einstein não se interessa pelos métodos de estudos aplicados na escola. A genialidade não surge do nada... Assim vemos pessoas no Brasil, que são verdadeiros prodígios, que são desleixados na escola e são os primeiros colocados no ITA e IME. Portanto, já está na hora de saber que "baixo rendimento escolar de Einstein", não tem nada haver com suas capacidades cognitivas quando criança.

    ResponderExcluir
  14. HAHAHHAHAHAHAHHAHA se fodeu com o comentário nerdão

    ResponderExcluir
  15. É triste tanta conclusão idiota como a deste rapaz jotapeh, este é o eleitor que elege nossos políticos.
    Antes de criticar forme primeiro a sua opinião a partir de argumentos fudamentados, vai ler Einstein apaixonado(biografia) , O universo em uma casca de noz(Stephen Hawking) e Teoria da relatividade(Super interessante, esta vc deve conhecer), quanto a "persistente" estude de forma auto didata sobre os tipos existentes de autismo e a respeito da falta de estudiosos de sua época procure saber se "nesta época" já existia o Nobel(ah não se eSqueça do avião ok).
    Bons estudos.

    ResponderExcluir
  16. Nada disso tira os méritos que ele conquistou, antes de ser um gênio, o que de fato ele é, ele também é um ser humano, portanto erra, mas só poucas pessoas como ele podem observar os seus erros e corrigí-los.

    ResponderExcluir
  17. nunca vi tanta gente falando tanta bosta junto!!! falar mal do einstein!!!!

    ResponderExcluir
  18. Faço física e primeira coisa q se aprende é que o espaço e o tempo se deformam quando um objeto tem velocidades perto da velocidade da luz!

    ResponderExcluir
  19. Não sei se este post é confiável...

    De acordo com este post, o "primeiro" erro de Einstein, foi "tentar unir a SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA (que diz que o calor tende a passar sempre do mais quente para o mais frio) com leis da mecânica."

    Porém, a segunda lei da termodinâmica diz que a entropia de um sistema que não troca nem matéria e nem energia com sua vizinhança, tende ao seu valor máximo...

    a afirmação de que o calor tende a passar sempre do mais quente para o mais frio corresponde com a Lei zero da termodinâmica...

    ResponderExcluir
  20. Não sei se este post é confiável..

    De acordo com ele: "Em um de seus primeiros artigos, Einstein tentou juntar a segunda lei da Termodinâmica (que diz que o calor tende a passar sempre do mais quente para o mais frio) com leis da mecânica."

    Porém,a lei da termodinamica que diz que o calor tende a passar sempre do mais quente para o mais frio, é a lei zero e não a segunda lei da termodinâmica, que diz que a entropia de um sistema que não troca calor nem matéria com sua vizinhança, tende ao seu valor máximo.


    Estranho todos falarem de einstein como se soubessem tudo de física, mas não achando erros tão bobos como este...

    ResponderExcluir
  21. Alguém falou em Deus. Achei engraçado.

    ResponderExcluir
  22. nenhum prodigio ? persistente ? prodigio deve ser você, professor de uma escolinha pública que ganha em média 2 salários mínimos.. único carente de estudo aqui é você, que não conseguiu nada melhor na vida.. acho que você deveria ser um pouco mais persistente..

    ResponderExcluir
  23. E claro que Albert Einstein erraria em alguma coisa, na época da teoria da relatividade (1905) seque havia um conceito pre definido do modelo atômico o que dizer da física quântica que leva por terra alguns conceitos dele. ele foi um grande físico mais algumas de sua teorias estão velhas e não cabem mais em alguns ramos da física moderna. Albert Einstein só e muito reverenciado hoje mesmo devido a um fato; ter indo parar em um país de caipiras marqueteiros megalomaníacos com delírios de grandeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A teoria quântica serve para átomos, a teoria da relatividade serve para planetas e galáxias, logo a física quânticas não levou nenhum conceito de Einsten por terra, porque são 2 teorias diferentes, o que Einsten fez foi tentar unir as duas teorias, mas fracassou nisso.

      Excluir
    2. Errado, física quântica serve para partículas subatômicas, a teoria quântica foi baseada nos estudos de Max Planck principalmente, para tentar explicar certos fenômenos que não eram explicados pela física tradicional e nem pela teoria relativista que não é sô para fenômenos astronômicos. a luz por exemplo para Einstein era impossível que algo fosse mais rápido ou se igualasse a luz pois sua massa se tornaria muito grande so a luz por ser uma onda poderia viajar a essa velocidade, ora a luz também é uma partícula e tem massa, so que na época Einstein não sabia disso.

      mas eu não tiro o mérito de Einstein sem ele teóricos como Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Richard Feynman e o próprio Max Planck estariam em volta com o conceito pitagórico da infalibilidade da matemática.

      Excluir
    3. Será que você entendeu o que eu quis dizer no meu comentário? Eu quis dizer que são duas teorias diferentes, meu comentário foi apenas pra rebater seu comentário, você falou que a teoria quãntica levou por terra alguns conceitos da relatividade. pô, quem diz isso ainda tem coragem de querer corrigir um equívoco meu sobre teoria quâtica (partículas subatômicas e não átomos).
      Outra coisa, a luz não tem massa, as partículas da luz são os fótons, que não tem massa.

      Excluir
    4. Olha cara, você não vai se convencer, e nem a mim, por que você já colocou em sua cabeça que deve me rebater, mesmo que eu diga que uma parede de aço seja dura você vai me refutar.

      quanto a teoria da relatividade, os conceitos da relatividade de Einstein permeiam vários campos da física, e alguns serviram de base para conceitos da física de partícula e outros tiverem que ser revistos por certos fenômenos que não se encaixavam.

      hoje a maioria dos cientista teóricos tentam unificar ou pelo menos amenizar os impactos que certas descobertas fizeram nas teorias de Einstein, que volta a dizer não são de todos erradas e sim foram postuladas em uma época com pouca informação.

      o da partícula da luz e um grande exemplo, quando se notou tão presença ela foi posta sem massa pois se tivesse ela bateria de frente como a velocidade da luz proposta por Einstein só que descobriram que ela possui massa detectável, e ai o que fazer com a teoria de Einstein?

      eu sempre sugiro como fonte de referencia o site Inovação tecnológica , pois ele não é como muitos sites de ciências que se pegam a teorias como se fossem doutrinas religiosas.

      Excluir
    5. Cara, fui me aprofundar sobre o fóton, realmente ele tem massa, mas a massa dele é tão pequena comparada aos elétrons e prótons que se torna desprezível, então a teoria da relatividade continua de pé até acharem algo com menos massa que foton, ou conseguirem energia quase infinita pra fazer outra particula ultrapassar a velocidade da luz (teoricamente algo impossível), você falou das partículas como se elas tivessem levado por água a abaixo a teoria do Einstein.
      São duas teorias, dizer que alguns conceitos da relatividade precisaram ser revistos também está errado, pois nenhuma teoria é mais verdadeira que outra, quando a teoria quâtica for considerada mais verdadeira ou se unir a relatividade, aí sim seria revistos alguns conceitos, um exemplo é que a teoria quântica não explica como funcina a gravidade ou espaço-tempo, você não concorda com isso?

      Excluir
    6. A unica coisa que sobrou das teorias de Newton foi a gravidade, apesar de ter alguns inconvenientes em relação ao fenômeno do buraco negro, quanto ao espaço-tempo veja no site que le indiquei sobre as novas descoberta que fizeram no campo da astrofísica, hoje alguns teóricos já se atrevem a pesar na possibilidade de dobra espacial e outras esquisitices.

      quanto ao foton ele faz parte da teoria da relatividade restrita e nela o foto e apenas uma onda so que descobriram que ele tem massa, o que levou os defensores de Einstein a desprezar isso, pois ela e muito pequena so que para Einstein ela seque tinha massa por ser uma onda, é ai salvaram as costas de Einstein dessa vez, so que agora se ficar provado que neutrinos superluminais existem, babau teoria.

      olha não existe teoria verdadeira e sim a que mais se aproxima do correto, a teoria quântica não se adentra na astrofísica, mas a teoria da relatividade se adentra em outras como física atômica, mecânica celeste e outras.

      Muita gente não entende a teoria da relatividade ela e uma teoria geral não é especifica como a teoria quântica que trata do fenômeno das partículas e sub-partículas, ele esta como ponta-pe inicial de alguns conceito de hoje, mas ela não explica fenômenos que não puderam ser detectados na época do lançamento.

      agora sua ultima indagação: tente explicar com a teoria relativista um "buraco negro", as estrelas que "piscam", os possíveis multi dimensões, "matéria escura", anti-matéria e outras curiosidades da astrofísicas que foram descobertas ou foram criadas para explicar fenômenos não contados na teoria de Einstein.

      eu sei que o site e grande, mas de uma olhada aprofundada nele que você vai descobri varias coisas interessantemente, como que certas partes da teoria relativista ate agora não foram provadas.

      parafraseando William Shakespeare "Há mais coisas no céu e na terra, Anônimo, do que sonha a tua filosofia."

      Excluir
    7. Ainda acho que a parte mais bela da relatividade foi constatada por Galileu, depois Lorentz o físico teórico, Poicaré o matemático e Michelson-Morley como cientísta de laboratório deram mais consistência às idéias de Galileu provando a princípio que este estava errada quanto a heliocentricidade da Terra e depois voltando a ressltar a visão do observador em relação ao objeto. Foi ai que o Einstein apareceu catou as idéias de todos e as esclareceu embora algumas com erros.

      Excluir
  24. A. Einstein foi o único cientista que conseguiu descrever o que é a luz , para muitos uma forma de radiação visível para ele a luz era uma forma de radiação composta por ondas eletromagnéticas e energia visível .
    A prova disso é que a luz tem seu comprimento de onda e por ser energia consegue se propagar no espaço .

    ResponderExcluir
  25. Li muitos comentários falando que Einstein não foi tão bom,nem tão gênio.. Mas para pessoas que tem internet, computador, programas avançados de cálculo e inúmeras teorias prontas e fórmulas prontas é muito fácil falar que ele não foi tão gênio.. O que é ridículo, antes de falar alguma coisa, coloque-se no lugar dele, no ano dele, com a tecnologia dele, um pedaço de papel e um lápis e as teorias da época.. Ele FOI SIM um gênio

    ResponderExcluir
  26. É fácil falar mal quando se tem triilhões de programas avançados de cálculo e teorias prontinhas pra você usar. aiaiaiai, por favor --'

    ResponderExcluir