segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Você sabe por que os médicos usam roupas verdes ou azuis nas salas de cirurgia?

Foto imagem pixabay
Mais do que uma questão de moda ou estilo, 
os jalecos verdes ou azuis dos médicos ajudam a salvar vidas durante as cirurgias, impedindo que os doutores deixem de perceber as nuances da cor vermelha.

É tudo uma questão de extremos opostos no espectro de cores: as diversas nuances do vermelho, presentes em abundância nas cirurgias, são as cores complementares de diversos tons de azul e verde.
Ou seja, o vermelho e suas variações estão no extremo oposto do azul e do verde no espectro de cores.



Um coração vermelho ou azul-esverdeado?

Imagem pixabay
Faça um teste: visualize a imagem abaixo por pelo menos 10 segundos e, em seguida, olhe para uma superfície branca.

Você também viu um coração azul-esverdeado?

Seria algo mais ou menos dessa cor que um cirurgião veria se tudo à sua volta, inclusive os jalecos de outros médicos e enfermeiros, fossem totalmente brancos dentro da sala de cirurgia.





Fantasmas de cores complementares

Para impedir que os cirurgiões e os profissionais auxiliares se distraiam com essas ilusões de ótica, vendo “fantasmas” de cor verde para onde quer que olhem, é que surgiu essa ideia de substituir os jalecos brancos nas salas de cirurgias pelos da cor verde ou azul.

Imagem Wikipedia

Assim, os tais “fantasmas verdes e azuis” se fundem à cor dos jalecos, deixando de se tornar uma distração. Quem confirma a teoria é Paola Bressan, pesquisadora de ilusões visuais da Universidade de Padova, na Itália.

De onde surgiu a ideia?

De acordo com um artigo de 1998 do Today’s Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20 por um influente médico que defendia que o verde e o azul seriam cores mais confortáveis para um médico visualizar durante as cirurgias — justamente pelos motivos que acabamos de explicar. Antes disso, os jalecos usados nas operações eram totalmente brancos.
Que falta de sensibilidade!

E não é só isso: o nosso cérebro interpreta cores em sua relação uma com as outras e, olhando por muitas horas para variações entre vermelho e rosa, o sinal dessas cores no cérebro desvanece e o cirurgião pode correr o risco de ficar dessensibilizado com as nuances entre os tons de vermelho.


Então, olhar para algo verde ou azul, de tempos em tempos, ajuda o cérebro a ficar mais sensível ao vermelho, segundo John Werner, psicólogo que estuda a visão na Universidade da Califórnia.

Fonte: megacurioso, Science line - Por Bárbara Brasileiro

8 comentários:

  1. Jamais imaginaria que fosse esse o motivo

    Linkicha - http://linkicha.com.br/

    -

    ResponderExcluir
  2. Só que a cor oposta em espectro ao vermelho não é verde nem o azul, é violeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo está enganado. Quer uma comprovação, nas doenças visuais relacionadas às cores, como o daltonismo por exemplo, trocamos o vermelho pelo verde, que são cores inversas.

      Outra forma de comprovar isso, tente abrir um editor de imagens qualquer pinte a tela de vermelho ou verde, em seguida dê um comando de inverter cor, o resultado é verde ou vermelho.

      Excluir
  3. Sempre pensei que fosse por causa da cor do curso de Medicina, pois cada curso superior tem uma cor padrão.

    ResponderExcluir
  4. O hospital Sao Magno da novela Amor a vida tem parede azul, mas acho que é apenas por estetica.

    ResponderExcluir
  5. Que porra de hospital de novela tem haver com a informação acima? Poderia ter a cor de bosta que não faria a menor diferença.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haushaushsau... verdade... porr@ de comparar novela com algo serio.... hooo povinho alienado...

      Excluir
    2. Mas recentemente fiz uma operação em um dos hospitais da Unimed e a parede da sala de cirurgia era pintado. Talvez não seja só por estética e sim para o mesmo efeito citado para as roupas.

      Excluir