quarta-feira, 1 de julho de 2015

Você viveria 15 anos sem dinheiro? Andando pela natureza selvagem?

É claro que isso é coisa para poucos. Largar tudo e sair pelo mundo sem nada parece loucura ou um sonho que nunca se realizará.
Mas pode acreditar já tem gente fazendo isso, e cada vez mais as pessoas estão abandonam tudo e saindo por esse mundão, sem lenço e sem documento. Veja o exemplo desse americano o Daniel que largou tudo e saiu por aí.


Daniel no deserto de Moab – Foto: Forward the Revolution

Daniel Suelo continua firme e forte e está há 15 anos na estrada sem um centavo no bolso. Seu nome verdadeiro é Daniel Shellabarger, tem 54 anos e passou grande parte de sua vida em Arvada, uma pequena cidade próxima a Denver no Colorado. Há 15 anos atrás, quando trabalhava como cozinheiro em Utah,  tomou a grande decisão da sua vida, decidiu viver sem dinheiro. Simples assim! Sem um centavo no bolso até o resto de sua vida! Que coragem maravilhosa tem esse americano de Utah, vamos acompanhar sua história.

No ano 2.000, Esse cara entrou em uma cabine de telefone público e deixou lá dentro toda a grana que tinha no bolso uns US$ 30. Jogou seu passaporte e sua carteira de motorista no lixo e mudou seu sobrenome para “Suelo”, que em espanhol significa “Sozinho”. Daí pra frente meteu o pé na estrada e passou a viver como nômade. Passou por algumas comunidades alternativas, acampou no deserto e, quando era convidado, dormia na casa de algumas pessoas, mas sua casa era em uma caverna no deserto de Moab em Utah.

Daniel faz isso por  ideal e vive na simplicidade com a natureza. Ele não pede esmolas, nem está cadastrado em nenhum plano assistencial do governo. No blog que mantém há uma frase que deixa claro seu estilo de vida: “A Natureza Selvagem, não funciona como a sociedade de consumo, aqui se você recebe de graça, então, de graça deve dar”. Nosso amigo tem formação universitária, decidiu trabalhar em troca apenas do que realmente precisa para viver, nada mais que isso!  Se recusa a receber qualquer compensação monetária em troca de trabalho. Em vez disso, ele aceita alimentos, roupas e amizade!

A história desse maravilho ser humano chamou a atenção dos jornais The Huffington Post e The Guardian que em 2009 fizeram reportagens sobre ele. Após a exposição na mídia a editora Penguin Books tentou persuadi-lo a escrever uma autobiografia, mas ele colocou uma condição: Escreveria de graça e o livro teria que ser dado de graça!  A editora recusou a oferta, mas como sempre um amigo próximo, Mark Sundeen, o convenceu a escrever o tal livro como o nome de “The Man Who Quit Money”. O livro foi lançado em 2012, nosso amigo recusou pagamento pelo trabalho, mas solicitou que cópias do livro fossem distribuídas gratuitamente em eventos que promovam um estilo de vida sustentável. E com certeza isso deve estar sendo feito.

Em seu blog há mais uma passagem na qual ele conta o porque decidiu viver assim: “Quando eu vivia com dinheiro, eu estava sempre sentindo falta de algo. Descobri que o dinheiro causava essa sensação e com o tempo percebi, que precisamos de muito pouco para viver e não nos damos conta disso.” Daniel aprendeu a viver com muito pouco. Quem já caiu na estrada em uma viagem de longo prazo e passou por dificuldades, sabe que isso é pura verdade. De qualquer forma, seu estilo de vida é um belo exemplo para todos nós. É possível viver em paz e de forma sustentável em um mundo cada vez mais capitalista com crises financeiras constantes, que contribui para a destruição dos recursos naturais. E ele não está sozinho, na web há sites de outras pessoas que estão fazendo o mesmo. A Alemã Heidemarie Schwermer , o irlandês Mark Boyle  e o viajante Tomi Astikainen são alguns que estão tentando viver uma vida fora da sociedade de consumo.

Fonte: The Huffington Post, The Denver Post e P Zebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário