sexta-feira, 3 de julho de 2015

Você sabia que existe um skate voador? Aquele do filme ‘De Volta Para o Futuro 2′

Foto: Divulgação/Lexus
O Slide, nome dado ao skate futurista, usa levitação magnética para se manter longe do chão e ainda ser capaz de carregar o peso de uma pessoa. É o mesmo princípio utilizado, por exemplo, pelos trens ultrarrápidos japoneses.

Portanto, primeiro deve-se entender o que é essa tal levitação magnética e, para isso, precisamos lançar mão de um pouco de física. Basicamente, o skate fica suspenso pois está travado em um campo magnético criado por ímãs no chão e reforçado pelo metal supercondutor que traz em seu interior. Assim, ele consegue vencer a gravidade, mas só quando está sobre uma superfície magnética.
Para operar, o Slide deve ter a sua estrutura metálica interna resfriada a temperaturas baixíssimas, alcançadas com nitrogênio líquido, para ficar no estado líquido, ela deve ficar a quase 200 graus Celsius. Então, quando o nitrogênio acaba, o skate para de “voar”.

Como fica claro, o grande ponto fraco do Slide, além de nitrogênio líquido para funcionar, é precisar de ruas feitas com ímãs para conseguir se manter levitando. Apesar disso, a promessa é de que se possa ver o skate em pleno funcionamento em breve, em uma pista feita especial.
Pode ser uma decepção para quem inveja o hoverboard de Marty McFly há mais 26 anos, mas, ainda assim, há algo que pode ser comemorado. O design, por exemplo, é muito agradável, com linhas arrojadas sem exagero, além de um corpo compacto e cheio de estilo. É, certamente, o suficiente para deixar fãs de ficção científica ansiosos para a chegada de um similar às prateleiras, em um futuro que parece pouco a pouco estar menos distante. (confira no vídeo a baixo)

Fonte: Techtudo - Paulo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário