domingo, 6 de outubro de 2013

Almirante Yamamoto. Um japonês que mudou o mundo.

Honolulu - praia de Waikiki
Por Augusto Pattoli

Antes vamos falar um pouco sobre o Havaí. Tenho muitas saudades de Honolulu onde aconteceram coisas maravilhosas para mim, foi em Oahu que eu me senti distante de tudo e ao mesmo tempo em casa. Ilha maravilhosa, magnifica e um lugar exclusivo com uma mistura de culturas tão especial quanto o local. Oahu me conquistou e especialmente Honolulu é minha paixão, lá tive a oportunidade de conhecer Pearl Harbor. Um dos lugares do mundo que foi palco de uma das maiores mudanças na história da humanidade. É sobre essa parte da história do Havaí que vamos falar.


Almirante Yamamoto

Almirante Yamamoto
Um personagem que mudou a história do mundo, um japonês que conhecia muito os americanos estudou a cultura, falava inglês fluente, um fã dos Estados Unidos.
Virou herói do império japonês e mesmo assim nunca aceitou a fama, sempre soube que havia acordado um gigante adormecido, uma máquina de guerra que até hoje domina os céus e os mares do mundo.



Nascido a 4 de Abril, sexto filho do diretor de uma escola, foi posto para adoção. Foi adotado pela família Yamamoto.
Em 1919, deixou o Japão e entrou para a Universidade de Harvard nos EUA. Essa experiência o fez discordar de uma eventual guerra contra os Estados Unidos, ardorosamente defendida pelos militares japoneses.
Em 1939, foi nomeado Almirante, para sua surpresa. Imediatamente, ponderou sobre os novos paradigmas da guerra naval. "Sob meu comando…", disse ele ao ser empossado, "…dar-se-á prioridade ao treinamento aéreo", ou seja, Yamamoto defendia ardorosamente o uso de porta-aviões em operações avançadas. Assim sendo, planejou o ataque a Pearl Harbor, perpetrado na manhã de 7 de dezembro de 1941, que desencadeou uma mobilização político-industrial-militar irresistível para o Império Japonês. Após o ataque, soltou a célebre frase: "Receio que tenhamos acordado um gigante adormecido".

Pouco mais de seis meses depois do "dia que viverá na infâmia", como o presidente americano Roosevelt classificou o ataque a Pearl Harbor, Yamamoto sofreria uma derrota de proporções catastróficas na Batalha de Midway. Nesta, foram afundados os porta-aviões Akagi, Kaga, Hiryu e Soryu – todos veteranos de Pearl Harbor. O Almirante Japonês Yamamoto, foi o único não germânico a ganhar a Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho e Espadas pelo sucesso do Ataque a Pearl Harbor. 

O Almirante Yamamoto não viveu para testemunhar a derrota japonesa. Em 1943, a 18 de abril, de manhã cedo, morre ao dirigir-se para a inspeção de bases militares. Seria uma visita de inspeção a várias bases nas Ilhas Salomão. A visita duraria um dia e pretendia elevar o moral das tropas e ao mesmo tempo inspecionar as bases sob seu comando. No entanto a 8ª Frota Japonesa havia difundido uma mensagem sobre o itinerário do mesmo. Tal mensagem, cifrada no Código JN-251, utilizado nas comunicações militares e das grandes unidades navais, havia sido interceptado e decifrado pela Marinha Americana.

Com a mensagem em mãos o almirante Chester Nimitz e seu estado maior analisaram a oportunidade e a possibilidade de realizar um ataque contra a formação que o conduziria.

O avião em que seguia foi interceptado por 16 caças Lockheed P-38 Lightning americanos comandados pelo major Mitchell, comandante do 339.º Esquadrão de Caças baseado em Henderson Field-Guadalcanal, e foi abatido, caindo nas selvas da ilha de Bougainville, no arquipélago das Ilhas Salomão.
Yamamoto seguia com mais dois oficiais de alta patente num bombardeiro Mitsubishi G4M, com uma escolta de dois grupos de caças A6M Zero.

No Japão, apesar da morte de Yamamoto ter ocorrido no dia 18 de abril, o povo japonês somente foi informado da morte em 21 de maio. Ele foi substituído no comando da Frota Combinada pelo almirante Mineichi Koga, seu amigo pessoal. A morte de Yamamoto foi um duro golpe para o moral do Japão. 

Fonte: M.Okumiya/Cadin, Martin - ZERO Asas Japonesas na Guerra (1941-1945)- Editora Flamboyant,s/data.
Coleção 70º Aniversário da II Guerra Mundial - Abril Coleções, 2009.

Um comentário:

  1. O ataque a Pearl Harbor, que levou os EUA a entrar na guerra foi provocado por Harry Dexter White, um traidor que trabalhava para os soviéticos. Ele sabotou as relações diplomáticas com o Japão para obrigar os EUA a entrarem na guerra já que isso era vital para a União Soviética. O livro "Operation Snow: How a Soviet Mole in FDR's White House Triggered Pearl Harbor" descreve com detalhes como Harry Dexter White agiu. Foi White (e outros) quem mudou o mundo. E foi para pior...

    ResponderExcluir