Fonte imagem: Baixaki, Tecnomundo |
De acordo com dados
divulgados nesta semana pelas empresas LG, Philips e Samsung,
serão comercializadas pelo menos 10 milhões de TVs com tela plana no Brasil em
2012. Desse número, pelo menos 40% diz respeito às smart TVs, os aparelhos
conectados capazes de acessar a internet e aplicativos online.
“As smart TVs não são mais
um conceito. As pessoas já conhecem, ouviram falar ou já têm uma em casa”,
explica Milton Neto, gerente geral da unidade de TV da LG no Brasil. Se o ritmo
continuar como está, é possível que as smart TVs fechem o ano com 50% do mercado,
o que representa um crescimento bastante significativo.
“Outro paradigma
importante é o da transformação do preço do produto em valor. Ou seja, é
preciso entregar junto com a TV, além de uma imagem 3D, formas de acessar o
conteúdo online ou serviços como o Netflix por seis meses grátis”,
acrescenta Marcelo Natali, gerente de conteúdo das smart TVs da Samsung.
Aplicativos para TV em alta
Com o crescimento da
demanda por conteúdo, o mercado de TVs conectadas começa a ganhar forma. É o
caso dos desenvolvedores de aplicativos, que já podem se dar ao luxo de se
especializar nesse segmento. “Precisamos aproveitar o conhecimento das pessoas
no uso de smartphones para que elas possam ter essa mesma experiência nas telas
maiores”, aponta Milton Neto.
Para ajudar os
desenvolvedores, as empresas Philips e LG fizeram uma aliança visando a criação
de uma plataforma única para as suas TVs. A cooperação inclui ainda a
distribuição de kits de desenvolvimento e eventos de treinamento.
“A principal diferença na
criação de um aplicativo para a TV é a navegação no programa. O conteúdo é
quase sempre o mesmo, porém na TV é preciso pensar em ícones maiores e mais
simples, uma vez que a navegação funciona por controle remoto”, explica Albert
Mombarg, da Smart TV Alliance.
Fonte: Tecnomundo, G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário