segunda-feira, 7 de maio de 2012

Homer o gatinho cego.


A odisseia de Homer 

Este é um livro de amor, uma obra comovente e a vontade de vencer de um gato cego e da sua dona. Aqui pode-se aprender que não há gatos iguais e o direito à diferença impera em todas as vidas. E é bom saber que há ensinamentos para a vida que são transmitidos pelos animais, como a coragem, a persistência, e lealdade. É, de fato, um livro impressionante, mesmo se não se gostar de gatos.
Baseado na história da autora, Gwen Cooper, A Odisseia de Homer conta como ela não queria adotar outro gato. Já tinha duas gatas, para não falar de um emprego em que lhe pagavam uma miséria, e estava tentando se recuperar de uma separação difícil. 

Até o dia em que a veterinária das gatas ligou para lhe falar de um gatinho de três semanas, abandonado e maltratado, cujos olhos foram retirados cirurgicamente. Gwen era a sua última esperança de encontrar um lar.

Foi amor à primeira vista. O gatinho era uma bola de pêlo mínima, preta e assustada e, mesmo tendo consciência das dificuldades que ele enfrentaria por causa da cegueira, Gwen decidiu adotá-lo, tornando-se os olhos pelos quais ela passaria a ver o mundo.

Homer foi a homenagem ao poeta grego supostamente cego, criador da Odisséia e do seu herói, Ulisses. E foi assim que o gatinho cresceu até se tornar um animal forte, confiante, cheio de entusiasmo e com uma vontade inesgotável de brincar. Afinal, um gato temperamental, divertido e dengoso como qualquer outro, mas também um verdadeiro protetor da sua dona.

"Certa noite acordei com Homer rosnando, havia um homem ao lado da minha cama, no mesmo instante Homer o atacou. O homem fugiu e Homer correu atras dele pela casa."

Acabou, por ser a lealdade inabalável de Homer, com sua capacidade ilimitada de amar e o seu entusiasmo por superar obstáculos, que inspirou Gwen a mudar a sua vida e seguir o seu sonho de se mudar para Nova Iorque. Se não fosse o seu gatinho cego um exemplo de força, superação e coragem. E, quando conheceu o homem com quem viria a casar, Gwen percebeu que Homer lhe tinha ensinado a lição mais importante da vida: que o amor não é algo que possa ser visto com o olhar.

Gwen Cooper é autora do romance Diary of a South Beach Party Girl, um sucesso da crítica nos EUA. Oriunda de Miami, trabalhou durante cinco anos para diversas ONGs, ocupando cargos de marketing, administração e angariação de fundos para instituições de solidariedade social dedicadas a ajudar crianças e mulheres vítimas de violência doméstica e famílias com dificuldades financeiras. 

Ainda em Miami, criou e dirigiu um programa dedicado a promover a literatura entre crianças em áreas urbanas de risco. Em 2001, decidiu mudar-se para Nova Iorque, onde trabalhou na área de comunicação e marketing de empresas como a Time Warner e a Wenner Media. Vive atualmente em Nova Iorque, com o marido, Laurence, e os seus três gatos, Scarlett, Vashti e Homer.

Fonte: SF.net - Artes e sabores


Para mais informações dos leitores do blog "Os Güelos".
No Brasil o livro "Odisseia de Homer" tem o nome de "Odisseia de Homero" e custa por volta de R$ 20,00.

Um comentário: