sábado, 7 de abril de 2012

Os 10 discos de vinil mais caros de todos os tempos


O The Audio Philes listou os 10 discos de vinil mais caros da história. Tem Elvis Presley, The Beatles, Sex Pistols, Bob Dylan e uma pechincha do John Lennon com a Yoko Ono.


Este é o “I Can’t Believe” do The Hornets que foi vendido por 25 mil dólares. Trata-se de um disco duplo de 78 rotações por minutos lançado em 1953.  





Também vendido por 25 mil dólares, o single “God Save The Queen” do Sex Pistols de 1977. Este lançamento é bastante raro pois a banda passou uma semana como artista da A&M Records, gravou e lançou o single de 7″. Sabe-se que apenas 12 discos ainda estão por ai com a capa original intacta.









Outro disco de 25 mil dólares é o “Introducing… The Beatles” da famosa banda inglesa. Há diversas capas deste disco espalhadas pelo mundo porém só na original é que tem na parte de trás da capa o logo da Vee-Jay record com os títulos adicionais “Love Me Do” e “P.S. I Love You” nas músicas.













Ainda na faixa dos 25 mil dólares está o “Stay Away, Joe” do Elvis Presley. Este é um disco promocional feito apenas para ser tocado nas rádios da época.












Subindo um pouco mais, este disco vale 25 mil e 200 dólares e trata-se do “The Velvet Underground & Nico”, disco de estréia do The Velvet Underground. A prensagem de teste do Norman Dolph contém um material não lançado das sessões do Sceptor Studios. Essas gravações são consideradas mixes de músicas e diferentes partes das músicas que já estão no álbum. Um colecionador do Canadá colocou o disco no eBay em 2006 e alguém tentou comprá-lo por 155 mil dólares porém não confirmou o pagamento. Ainda em 2006 ele colocou novamente e arremataram pelo valor já mencionado.





Vendido por 30 mil dólares, o “Do I Love You (Indeed I Do)” do Frank Wilson foi lançado em 1965 e foi vendido em 2009 em um leilão. A cópia vendida é um dos dois discos que não foram lançado na época. A outra foi destruída por Berry Gold, chefe da Motown, depois que Frank Wilson se tornou compositor e produtor musical.










O “The Freewheelin’” do Bob Dylan foi lançado em 1963 e é considerado um dos discos mais raros das Américas. Uma das quatro cópias que foram lançadas com quatro músicas deletadas do lançamento original foi vendida por 35 mil dólares. Essas quatro músicas foram deletadas nos últimos momentos pois Dylan disse que elas estavam fora de moda.










Um dos álbuns mais procurados dos Beatles é a cópia do “Yesterday and Today” que foi substituído pela Capitol Records. A capa anterior mostrava a banda com roupas de açougueiros com bonecas decaptadas e carne fresca no colo dos integrantes. Nem todas as cópias foram recolhidas e uma das poucas que sobraram foi vendida por 38 mil e 500 dólares.









Passando da casa das centenas de milhares de dólares está o “That’ll Be The Day” do The Quarrymenlançado em 1958 no Reino Unido em vinil de 78 rotações por minuto. Apenas uma cópia deste disco foi produzida. Vendido por 180 mil dólares.










E o título de disco mais caro da história vai para o “Double Fantasy” do John Lennon com a Yoko Ono. A cópia em questão foi vendida por 525 mil dólares e trata-se do disco autografado por Lennon para o Mark David Chapman, seu assassino. John autografou esta cópia poucas horas antes de ser assassinado por Chapman próximo a sua casa. Milhares de pessoas viram o cantor autografar este disco ao lado do Mark Chapman. A cópia foi usada como prova do assassinato pois continha as impressões digitais do assassino. Este foi o último disco gravado por John e Yoko.

















Fonte: The Audio Philes – Tenho mais discos que amigos.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber sobre os discos do Elvis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana.
      Legal!
      Vou pesquisar sobre os discos do Elvis e fazer um post, nos "Güelos".

      Excluir