quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hackers agem pela 3ª vez e atacam site do Banco do Brasil.


BRASÍLIA E SÃO PAULO - O Banco do Brasil é o novo alvo dos ataques de hackers brasileiros. Depois do Itaú e Bradesco nos últimos dois dias, hoje é vez da página do BB apresentar instabilidade, dificuldade de acesso pelos clientes e lentidão na transmissão de dados. Os problemas acontecem há quase duas horas. Segundo a assessoria de imprensa do banco, até agora foram registrados dois picos de acessos desde 10 horas da manhã, com forte aumento do número de computadores que tentam abrir a página da instituição, o que gera os problemas. O BB diz, porém, que a página não saiu do ar, apenas apresenta lentidão.


Por volta das 10h30, o grupo que organiza os ataques - que se denomina Anti-Security Brazilian Team - informou na internet que o ataque à página do BB havia sido bem sucedido. “#OpWeeksPayment - ATENÇÃO MARUJOS: Alvo atingido! O@BancodoBrasil está à deriva! TANGO DOWN!”, comemoraram via twitter. “Tango Down” é uma expressão que deriva do inglês “target down” (alvo caído em português), usada pelos hackers para dizer que um alvo foi eliminado.

A estratégia para a invasão é conhecida como “negação de serviço”. Nele, são organizados milhares de acessos simultâneos de diversos computadores espalhados pelo mundo - alguns acessos, inclusive, falsos - para um único servidor. Com a demanda muito acima do normal, a página da empresa fica indisponível ou lenta. Para as vítimas, esse tipo de ataque é difícil de contornar porque, para evitá-lo, seria necessário tirar a página do ar ou reforçar demasiadamente a capacidade de acesso por pouco tempo.

A meta dos hackers é invadir um site de banco por dia nesta semana. Na quinta-feira é a Caixa e na sexta o Santander, de acordo com as redes sociais. Em conversa com a imprensa, o presidente do Santander, Marcial Portela, disse, ontem, que o banco vem monitorando e reforçando seu site desde a semana passada, por conta das ameaças de ataques. O grupo diz que os ataques da chamada “OpWeeksPayment” - algo como “operação semana de pagamento de salários - tem como objetivo alertar a população brasileira sobre a injustiça e a corrupção no País.


Fonte: Agencia Estado -  FERNANDO NAKAGAWA E ALINE BRONZATI


Obs: Segundo alguns leitores do blog Os Güelos, não houve invasão e sim ataque de hackers. O termo invasão significa infiltração e domínio do território . Ataque é como um bombardeio, sem domínio territorial. 

3 comentários:

  1. Por favor, pesquise antes de postar sobre o assunto.O que ocorrem não são invasões mas sim ataques de DDoS onde por excesso de acessos o servidor apresenta instabilidade, captou?

    ResponderExcluir
  2. exatamente! pesquise mais antes de postar as coisas, não ouve nenhuma invasão! é td DDoS Atk como nosso amigo anonimo disse ai em cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,
      Respeito a sua opinião, mas veja, que a matéria da Agência Estado, cita no final o seguinte:

      O grupo diz que os ataques da chamada “OpWeeksPayment” - algo como “operação semana de pagamento de salários - tem como objetivo alertar a população brasileira sobre a injustiça e a corrupção no País.

      Excluir