terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quem inventou os óculos? Uma idéia que deixou o mundo mais inteligente.


Presidente Rodrigues Alves

Sem seus óculos muitos cientistas, escritores, médicos e matemáticos não teriam contribuido tanto para a evolução da humanidade. Graças a um bom par de óculos, grandes inventos fazem parte do nosso dia a dia. Com certeza esse simples acessório mudou a história do mundo. 
Muitos homens ilustres e inteligentes da história do Brasil, como o Visconde de Ouro Preto, o Barão de Lucena e o Presidente Rodrigues Alves, apareceram de óculos em suas fotos histórica. 


Não se sabe ao certo quem inventou os óculos. O que sabemos é que já na Antiguidade as pessoas que não enxergavam bem usavam objetos transparentes para ver melhor. Conta-se que Nero, o imperador romano, via os espetáculos públicos com uma jóia de faceta curvas diante dos olhos. Talvez fossem facetas côncavas, para corrigir uma miopia acentuada.
O primeiro caso conhecido da observação através de lentes curvas data de 1525, quando o italiano Giovanni Rucelai pôde examinar a anatomia de uma abelha com esse recurso. A palavra lente vem de lens (lentilhas), porque a forma das primeiras lentes lembrava a dessa leguminosa. 
A forma dos óculos de hoje, que nos parece tão simples e prática, não surgiu de repente. Como todos os inventos, foi sendo aperfeiçoada aos poucos, com o correr do tempo. Lentes junto aos olhos foram usadas pela primeira vez no fim do século XIII. O vidraceiro italiano Salvino degli Armati (1245-1317) morava na cidade de Pisa. Por volta de 1285, ele percebeu que duas lentes, de certa espessura e de certa curvatura, aumentavam os objetos. Armati contou a descoberta a um amigo, Alexandre della Spina, que tratou de espalhá-la. Os primeiros óculos, de lentes convexas, atendiam os problemas de hipermetropia (dificuldade de ver os objetos próximos). As lentes côncavas, para míopes, apareceram no final do século 15. A partir dessa época, as lentes passaram a ser fixadas diante dos olhos por meio de uma mola. Na cidade alemã de Nuremberg fabricavam-se óculos desse tipo durante séculos. 
Em 1781, o norte americano Benjamin Franklin criou as lentes bifocais, ou seja: numa só lente, um foco para ver de perto e outro para ver de longe. Até hoje elas são usadas. 
O aperfeiçoamento dos óculos continuou até chegar as lentes de contato. Estas não precisam de aros nem de hastes, como os óculos: são colocadas diretamente sobre o olho e assim permanecem, boiando sobre a pupila. As novas lentes de contato lançadas tornaram-se cada vez mais cômodas, a ponto de não se perceber se uma pessoa as estão usando ou não. 
Os óculos das pessoas míopes (que não enxergam de longe) são as lentes côncavas. As lentes destinadas às pessoas idade, que têm presbiopia (dificuldade para enxergar de perto ) são convexas. Mas o primeiro retrato que mostra uma pessoa de óculos é o de Hugo de Provença, pintado por Tomaso de Modema, pintor italiano em 1352.

Fonte: educamor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário