segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Você sabe qual é o significado de Ra-Tim-Bum?






Veja aqui alguns dos significados desse bordão (Ra-Tim-Bum) que está incorporado no Brasil ao parabéns a você.



“RATIMBUM” é uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestre dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.
Por muito tempo cantamos inocentemente um “parabéns” pra alguém que está aniversariando. Mas até aqui tudo bem. 
O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal de ratimbum, isso significa: eu amaldiçoo você.


“Ra-Tim-Bum” é uma onomatopéia. Para quem não sabe, uma onomatopéia é quando representamos com palavras sons de objetos, batidas e afins. Os leitores de gibi estão mais acostumados com onomatopéias. No caso de “Ra-Tim-Bum” representa o som de um tambor, uma percurssão, pois indica o fim da cantoria e o inicio da gritaria do nome da pessoa homenageada.


“é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum”, incorporado no Brasil ao parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930. 
“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como “pic-pic” porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo. 
“É hora, é hora” era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida resfrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: “É meia hora, é hora, é hora, é hora” . 
“Rá-tim-bum”, por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: “Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum”. Como isso foi parar no parabéns a você? “Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfilavam seus hinos e um deles era o Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum”.


Como vocês podem ver, todos os três significados tem uma certa lógica.
O mais convincente para mim é o ultimo. É mais criativo e faz mais sentido.


31 comentários:

  1. Há uma explicação antiga tembém relacionado a onomatopéia. Ra Tim Bum é a descrição de fogos de artcificios. Ra Tim Bum : Lançamento, abertura e explosão. Como se ao termino da canção ao aniversariante, soltassem fogos de artificio em sua homenagem. Tanto é que há uma enfase no Buuuuuummmm.

    ResponderExcluir
  2. Post bem interessante, pois sempre me perguntei de onde veio essa música?

    ResponderExcluir
  3. Tem que ser muito inocente pra acreditar numa besteira dessas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inocente não... IDIOTA mesmo!!!

      Excluir
    2. inocente,idiota,paspalho,otario e mane estes sao os qualificativos para estas pessoas.

      Excluir
    3. as mina pira na deselegancia

      Excluir
    4. ra-tim-bum tem a tv ra-tim-bum

      Excluir
  4. E no hip hip urra!!! era um hipopótamo sendo anunciado por um gago e não entendido pela platéia?!!
    Coidatada da platéia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos ser mais profissionais , amigo qual é a fonte disso ?
      Um amigo de um amigo que falo isso ou foi algum pastor que se disse profeta ?
      Eu ficaria muito agradecido de saber como tal historia veio a se expor
      Pois entre absurdos como esse , eu já ouvi dizer que o próprio Papai Noel era satanás

      Excluir
    2. Caro, Overtreze.

      Vc é uma pessoa muito perspicaz e observadora, com relação aos erros das outras pessoas, que redigem algum post. Cara vai cuidar do seu tempo, se sou mais ou menos profissional o problema é meu. Este é um post para entretenimento do leitor, são possíveis significados, cada um pode descobrir outro, como já foi feito (veja nos comentários). Não fique somente na correção dos erros alheios, pense também em seus erros, pois vc não é perfeito, talvez mais cheios de imperfeições, que EU.

      Excluir
    3. é Overtreze ja vi que vc é uma criancinha que não sabe de nada mesmo,25 de dezembro não é o nascimento de jesus fiote,e sim do Deus Horus(Ou Deus Rá do Ratimbum),que é o Deus Sol,pesquisa no wiki frango...kkk...sabe de nada inocente...kkk...fica ai confiando na sua biblia

      Excluir
  5. este post não tem a menor lógica!

    ResponderExcluir
  6. TimBum era meu primo e ele confirmou a história.

    ResponderExcluir
  7. Pensei q Rá tibum fosse o Sérgio Malandro caindo numa piscina!

    ResponderExcluir
  8. Eu não acredito que o pessoal ainda fica postando, desde de 2010 e o pessoal ainda não aprendeu que isso é fake, e ainda tinha aquela que dizia que era os druidas celtas que falavam isso, mais qua entre nois vocês acreditam que os malucos brigando gritavam " RATIMBUMMMM" AHHAHA

    ResponderExcluir
  9. Acredito na história persa. Até porque a origem do bolo de aniversário é de um antigo ritual egípcio... pra mim faz sentido.

    ResponderExcluir
  10. fazendo o mestre dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.

    Sinistro, vou perguntar ao mestre dos magos se aquela galera consegue sair do mundo da caverna do dragão.

    ResponderExcluir
  11. pense o seguinte se uma pessoa vive 100 anos são 100 ratibum pq que o fulano de 100 anos conseguiu viver sendo amaldiçoado 100 vezes era pra ter morrido né e não ter ficado vivo até 100 anos ...que coisa idiota quem inventou essa historia não tem o que fazer ,então vai fazer sexo porra pra se ocupar um pouco

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante porém o resfrigerar foi duro!!!

    ResponderExcluir
  13. Assim,nem um saber é saber completo!
    Então mesmo que vc seja os mais inteligentes dos inteligentes ,sempre haverá algo que vc tá por fora ,que vc seja leigo >.< E mesmo se tudo isso for verdade,acho que o que vale mesmo é a intenção,ninguém canta ou fala ''Rá-Tim-Bum'' com a intenção de amaldiçoar ou querer o mal de outra pessoa...Ninguém imaginava isso!

    ResponderExcluir
  14. sempre cantei "é big, é big, é big é big;;;" e---e

    ResponderExcluir
  15. Q curioso. Eu não imaginava que cantar para aniversariantes pudesse ser uma forma obscura de amaldiçoa-lo. Q assustador! Q coisa terrível!!!

    ResponderExcluir
  16. VCS QUE COMENTOU FAZENDO GOZAÇÃO NEM SE QUER PESQUISOU O SIGNIFICADO DA PALAVRA, TUDO NESTA VIDA TEM UM SIGNIFICADO SE NÃO PROCURAMOS SABER PASSAMOS POR INGNORANTE. ANTES DE CRITICAR PROCURE SE INFORMAR.

    ResponderExcluir
  17. entao ja amaldiçoei tanta gente sem saber desculpa awe galera

    ResponderExcluir
  18. Acredito na primeira....e ponto!
    Simplesmente nao faço uso desses palavrinhas para felicitar alguém...!

    Oow galera, vamos ser mais coerente nos comentarios. Sem deboches e ofensas.

    ResponderExcluir
  19. to achando que era o mago persa q fazia niver amaldiçoava a cerveja q ñ gelava,aparava os bigodes,soltava fogos e por ultimo a orquestra tocava alguma musica que era moda naquela época...coitado!

    ResponderExcluir
  20. vai ver que quem fazia aniverssario era o tal mago persa que amaldiçoava a cerveja quente enquanto aparava o bigode,ai soltavam fogos e a orquestra tocava uma musica que devia ser moda naquela época....coitado!!!

    ResponderExcluir