domingo, 19 de janeiro de 2014

Você sabe o que são TERRAS RARAS?

São minérios de extrema importância para o mundo de hoje. Sem esses minérios o mundo que conhecemos simplesmente para, e tudo entra em colapso. Toda a informatização do nosso planeta depende desses minérios as propriedades químicas e físicas das terras raras são utilizadas numa grande variedade de aplicações tecnológicas, que vão desde a constituição de catalisadores à produção de materiais luminescentes e de magnetos. Os metais de terras raras estão incorporados em aplicações como os supercondutores, magnetos miniaturizados, catalisadores utilizados em refinação de produtos diversos e componentes para carros híbridos.  

As terras raras são utilizados como os átomos ativos em materiais luminescentes usados em aplicações de optoeletrônica, com destaque para o laser Nd:YAG. Foram também extensivamente utilizados como dopantes em tubos de raios catódicos para televisores e computadores.
As terras raras são um grupo seleto de 17 elementos químicos de relativa abundância na crosta terrestre (com concentração variando entre 68ppm para o cério e 0,5ppm para o túlio e lutécio) considerados raros pela dificuldade da sua separação  (já que ocorrem em vários minérios de composições distintas). Apenas o lantânio, que é muito instável, não é visto nestas terras – embora se classifique como tal.
Hoje, a China é o maior produtor desses minérios (supre quase 97% do mercado mundial), porém, tal produção diversas vezes é proporcionada por meios não lícitos, com grande impacto para o ambiente. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial e muitos não sabem disso e  é bem provável que o governo também não saiba. A maioria das extrações de terras raras em nosso País é clandestina e ilegal, por isso é bom ficarmos de olho bem aberto.

Alguns dos elementos terras-raras

Os metais são:
Escândio (z = 21)
Ítrio (z = 39)
Lantânio (z = 57)
Cério (z = 58)
Praseodímio (z = 59)
Neodímio (z = 60)
Promécio (z = 61)
Samário (z = 62)
Európio (z = 63)
Gadolínio (z = 64)
Térbio (z = 65)
Disprósio (z = 66)
Hólmio (z = 67)
Érbio (z = 68)
Túlio (z = 69)
Itérbio (z =70)
Lutécio (z =71)

A exceção do escândio e do ítrio, todos os outros são integrantes da série dos lantanídeos. Estes metais podem ser encontrados também em solos de terras-raras pela semelhança que apresentam com os de transição interna.
Os minérios mais comuns que apresentam estes elementos são: a monazite (como fonte importante de tório, lantânio, cério e samário), a bastnasite (cério, lantânio e ítrio), o xenótimo (na maior parte, é fonte de ítrio. Mas, pode apresentar alguns vestígios de arsênio, cálcio, disprósio, érbio, térbio, tório, urânio, itérbio e zircônio) e a loparite (com maior parte constituída por cério).

Extração

O uso de retroescavadeira muitas vezes não é realizado por detalhes técnicos e indisposições no solo, assim, são empregados produtos químicos em forma de solução que, ao circular num caminho previamente perfurado, removem os minérios de interesse. A alguns metros ou quilômetros dali, há um sistema de contenção. Logo após, os sólidos são retirados e seguem para processamento.
O grande problema nesse mecanismo é que os produtos químicos utilizados (como o sulfato de amônia) se disseminam na natureza (adentrando no solo) e podem causar diversos tipos de impactos negativos ao ambiente.
Isso é visível quando exploradores particulares (incentivados pelo baixo investimento inicial e a possibilidade retorno em pequena escala de tempo) o fazem às escuras, contra o governo.
Em épocas de chuva, por exemplo, o solo enfraquecido é facilmente levado pelas águas e as enxurradas de lama destroem as residências da população local. Causando transtornos que poderiam ser evitados com um pouco mais de consciência por parte dos produtores.

Fontes: blog.controversia.com.br/2011/03/29/corrida-por-metais-de-terras-raras-devasta-o-sudeste-da-china/
- www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-exploracao-das-terras-raras
- 13minutes-after-midnight.blogspot.com/2011/04/rare-earth-element-updates.html
- Júlio César Lima Lira em Info Escola



Um comentário:

  1. Não sabia.
    Gostei de saber,
    Vou compartilhar aqui: http://www.feedturbo.com/beth-muniz
    Um abraço.

    ResponderExcluir