segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conheça os 11 mitos e verdades sobre para de fumar.


O grande problema é que vencer tal vício não é algo tão fácil. 

A nicotina causa dependência e provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais no fumante que após um tempo, passa a ter dificuldades para largar o cigarro. 

Outro fato relevante é que muitos fumantes, apesar de quererem parar de fumar, alegam que não sabem como conseguir. 


1- O tabagismo não tem cura

Mito. O tabagismo é uma doença com vários tratamentos comprovadamente eficazes que podem levar a pessoa à cura, obtendo ganho potencial de até dez anos de vida e aumento na qualidade de vida.

2- Parar de fumar pode levar a pessoa a engordar.

Verdade, na maioria dos casos. As pessoas engordam de 3 a 6 kg temporariamente. Nem todas as pessoas engordam quando param de fumar. O que acontece é que, ao acabar com o vício do tabagismo, os sentidos do olfato e paladar ficam mais aguçados, os ex-fumantes sentem mais cheiros e sabores, deixando-os com desejo de comer mais. Além disso a nicotina aumenta a atividade metabólica do organismo. Por outro lado, as drogas utilizadas no tratamento ajudam a diminuir a fome. O ganho de peso deve ser controlado com reeducação alimentar e atividade física.

3- Mulheres têm mais dificuldade para parar de fumar do que os homens.

Verdade. As mulheres têm mais medo de ganhar peso com a interrupção. Cabe salientar que o tabagismo causa mais danos do que a obesidade, e portanto este argumento do ganho de peso não tem sustentação. As pessoas devem ser encorajadas a realizarem atividades físicas e buscarem uma dieta mais saudável, propiciando ainda mais qualidade de vida, já iniciada com a interrupção do fumo.

4- Mesmo quem fumou por muitos anos, pode recuperar a saúde ao parar de fumar.

Verdade. Parar de fumar sempre faz bem. Quando a pessoa larga o vício, recupera alguns anos de vida potencialmente perdidos se continuasse com o vício, e ganha muito em qualidade de vida. Quando a pessoa já está doente, parar de fumar auxilia na recuperação.

5- O ex-fumante pode ser apenas um fumante ocasional, se quiser.

Mito. O tabagismo é considerado uma doença e causa uma dependência séria pelo uso da nicotina, que é uma droga altamente viciante. O uso ocasional da droga é um passo certo para o consumo frequente.

6- Parar de fumar usando chiclete e ou adesivo de nicotina é trocar um vício por outro.

Mito. As drogas utilizadas no tratamento preconizado para o tabagismo são de uso por tempo limitado, de 3 a 6 meses.

7- É possível parar de fumar “de uma vez só”, mas é mais difícil do que parar “aos poucos”.

Mito. É possível parar com data marcada, desde que com o uso de tratamentos médicos para alcançar o objetivo.

8- Os pulmões se regeneram após parar de fumar.

Mito. O pulmão não se regenera, porém, as defesas do órgão não ficam mais inibidas e começam a agir. Com o decorrer do tempo, os ex-fumantes diminuem o risco de adoecimento por várias doenças, incluindo pneumonia, tuberculose e gripe.

9- Passar a usar os chamados cigarros “light” pode ajudar a parar de fumar. Tais cigarros são menos prejudiciais.

Mito. As diferentes linhas de cigarro são jogadas mercadológicas da indústria do tabaco, todos os tipos são prejudiciais. Alguns cigarros têm menor concentração de nicotina e as pessoas acabam fumando em maior quantidade para suprir o vício, ou seja, fumam mais.

10- Parar de fumar deixa a pessoa mais estressada.

Verdade. Pelo menos, a curto prazo. A nicotina aumenta o poder de concentração e, ao ser tragada, faz com que o corpo libere serotonina. É isso que dá a sensação de prazer aos fumantes, porém ela é momentânea. O ideal para quem deseja parar de fumar é buscar outras formas de obter prazer, como a prática de esportes, por exemplo.

11- Com força de vontade todos os fumantes podem largar o vício.

Mito. Algumas pessoas acreditam que só fuma quem não tem “vergonha na cara”, mas não é verdade. O tabagismo é considerado uma doença e causa uma dependência séria pelo uso da nicotina, que é uma droga altamente viciante. Somente cerca de 5% das pessoas que desejam parar de fumar por conta própria, sem auxílio médico, continuam livres do cigarro após um ano da data de interrupção.

Outros dados da OMS revelam que um quinto da população mundial é viciada em cigarro e um terço é tabagista passivo. Em média, os fumantes morrem 14 anos antes que os não fumantes, e metade dos tabagistas que não superam o vício, acabam morrendo por seu hábito.

Fonte: Yahoo - Por Pedro Hosken

9 comentários:

  1. minha avó paterna está com 88 anos e fumou até os 62 anos, fumava duas carteiras de Monterrey por dia e hoje está em boa forma física e mental, parou de repente e nunca mais quis fumar, ela fala que foi só vergonha na cara, pois faltou cigarro em casa e ela saiu de casa a uma da manhã, desesperada por cigarro e não encontrou um bar aberto aquela hora. voltou pra casa e criou vergonha! só isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaaa..... Que legal a história da sua avó.
      Só discordo no ponto que ela " criou vergonha na cara", talvez essa tenha sido a maneira de ela se expressar, mas não é bem assim...É preciso força de vontade, é necessário o querer real pra pessoa deixar o vício. Seria o mesmo que dizer que tomamos refrigerante, comemos industrializados, comidas com farinha branca, doces e frituras , simplesmente porque não temos vergonha na cara. Isso é cultural, desde pequenos fazemos então é mais dificil parar. Ás vze falta conscientização. O Fumante sabe, mas não acredita de fato que está doente e que , no futuro, tudo que ele faz vai trazer malefícios horriveis pra saúde. É aquela coisa de nunca achar que vai acontecer conosco. Eu tive várias tentaivas frustradas de parar, mas depois da uúltima, dei umas escapadas e depois comecei a evitar as "saídas" e hábitos que me traziam aquele desejo incontrolável. Graças a Deus hoje posso dizer que tô livre e não sinto mais vontade de fumar :D

      Excluir
  2. Certo.
    Sou ex-fumante, fumei de 2 a 3 maços por dia de Lucky Strike vermelho durante 8 anos. Estou há 2 anos sem fumar.
    Só ressaltando, engordei 20kg desde que parei e realmente adoeci milhares de vezes menos do que quando fumava.
    Parar de fumar só me trouxe benefícios! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas primeiras vezes que tentei deixar também engordei, porque comia menos. O que acredito que aconteça é que substituímos um vício pelo outro. Por exemplo: Eu acordava tomava café da manhã e fumava, aquilo já trazia em si uma sensação de saciedade. Sempre depois das refeições ou quando estava ansiosa. Nas fases de transição de libertação do vício, o cigarro mais dificil de tirar foi o antes de dormir, acontecia de eu dormir sem fumas exatamente 2 minutos antes de deitar e eu ficava em pane. Ficava ansiosa e não conseguia pegar no sono. Sou super ansiosa e nas primeiras tentivas substituía o cigarro por docinhos, pequenas porções de prazer. Qdo larguei definito, comecei a substituir por agua,me enchia de liquidos até não aguentar , porque assim se tornava mais dificil de comer doces.É dificil, mas é possível recuperar a forma depois do vicio, com exercicios de determinação. :D

      Excluir
  3. fumei 10 anos e tbm o lucky vermelho, parei quando quis e de uma hora para outra. Adoro o sabor do tabaco mas estou muito mais disposto sem ele, mas que existe muita mentira no discurso antitabagista, isso existe, o problema maior pra mim é o consumismo, seja qual for a origem.

    ResponderExcluir
  4. engordei 20kg

    nunca posso parar entao.
    se parar vou ficar obeso.

    ResponderExcluir
  5. Eu fumava quase duas carteiras por dia... parei do dia pra noite em um dia de opinião sem remédio sem nada... mês que vem faz 1 ano e me sinto muito bem, mas eu adoro fumar e ta difícil... o que me mantem sem cigarro é o meu filho de 1 ano e minha esposa que reclama muito, se não eu nunca iria parar. depois do sexo o cigarro é a melhor coisa do mundo hehe. Mas vamos la... firme e forte eu aguento, pela família vale qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  6. Mas minha mãe fumava até os 32 anos dela ela disse que de tanto ouvir de que o cigarro é prejudicial a saúde ela quis parar e decidiu não fumar mas que foi difícil foi ela conta que as vezes tinha sonhos com ela fumando e que acordava com o gosto do cigarro na boca e as vezes pra conter o psicológico e a angústia ela botava um cigarro apagado na boca e fica com ele o tempo que levava pra fumar um realmente e isso fazia com que diminuísse a vontade a loucura por esta droga horrenda que deveria ser proibida.Meu pai tem 47 anos e fuma deis do 20 e poucos por ai estamos tentado lhe ajudar a parar com o vício mas ele diz que da qui pra frente será mais fácil pois ele fuma mentolado e tal cigarro vai ser proibida a fabricação por motivos que levam mais jovens a fumar por causa do gosto.

    ResponderExcluir