segunda-feira, 8 de julho de 2013

Você sabia que 9 de julho de 1932 foi a data de uma das grandes revoluções armadas do Brasil?

Não estamos falando de conflitos armados, falamos de uma revolução, onde São Paulo rompeu definitivamente com o governo central do ditador populista Getúlio Vargas e declarou guerra a toda nação, para por um fim na ditadura.

Outros estados ao verem São Paulo sozinho na luta contra a tirania de um ditador resolveram apoiar a causa e entrar na luta armada. Os estados apoiadores foram Rio Grande do sul, Minas Gerais e o sul de Mato Grosso. Esses estados deram total apoio a São Paulo, mas na hora de lutar voltaram para traz e passaram a apoiar o ditador Getúlio Vargas. 

São Paulo ficou sozinho novamente e mesmo assim foi à luta.

Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo do ditador Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates. São Paulo, depois da revolução de 32, voltou a ser governada por paulista, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934. 



Nota do editor - Alguns leitores questionaram este post, com toda razão.

Houveram outras revoluções armadas em nosso país como:

- A chamada Guerra de Princesa, que foi um acontecimento que marcou e transformou a vida nacional, considerado por muito historiadores, o ponto inicial da Revolução de 1930, em que os coronéis de Princesa, revoltosos com a administração de então presidente da Paraíba, João Pessoa, resolveram proclamar independência do Território em relação ao Estado da Paraíba, sendo a partir desta data, subordinado diretamente ao Governo Federal.

- Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

- A “Guerra del  Acre” (termo em espanhol) ou Revolução Acreana foi a disputa do povo que ocupava o Acre contra a Bolívia. No mês de julho de 1899 o embate foi iniciado com a proclamação da República do Acre por Luis de Arias, seu fim deu-se em 1903, quando os brasileiros que habitavam o Acre , sob o comando de José Plácido de Castro, venceram a disputa armada. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis (1903) ficou designado que a Bolívia cederia a área ao Brasil e em troca receberia uma boa quantia em dinheiro e a construção da estrada Mad Maria (Madeira-Mamoré).

Nosso leitor Renato Gomes lembrou também da Revolta do tementes de 1924.

- Em julho 1924, houve em São Paulo a tomada do poder estadual pelos tententes insatisfeitos com o governo do presidente Artur Bernardes. Hoveram bombardeios por toda a cidade, até que o então presidente do Estado (governador) fugiu da cidade. Sendo assim a junta revolucionária assumiu o governo por quase 3 semanas. São Paulo foi retomada por tropas legalistas no fim do mês de julho, e o governo foi restabelecido. Esse é o tema que estudo no meu tcc, pelo curso de História na Universidade Federal de São Paulo. É um tema pouco estudado, mas muito importante para a memória do povo paulista. 

10 comentários:

  1. E a Revolução Farroupilha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor. Obrigado por corrigir nosso erro.
      Já corrigimos o post e agradecemos por nos acompanhar na web.

      Excluir
  2. Erro GROTESCO !!!! Em 1930 houve a revolta de Princesa-PB,armada,separatista e com sucesso para os revoltosos.Pesquise mais !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente cometemos um erro. Obrigado por nos avisar, já corrigimos o post.
      Agradecemos por nos acompanhar pela web.

      Excluir
  3. boa postagem e principalmente a humildade de reconhecer e atender aos colegas internautas e corrigir a postagem. sai eu ser um entusiasta comentarista dos blogs que visito, aprendo nas postagens e aprendo com os colegas em seus comentários..

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Haddad é muito bom saber que você está na web e sempre ajudando.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Revolução Acreana? ocorreu antes da paulista, lutou para ser independente da Bolivia e Acabou indenpendente do Brasil tambem, criando assim por um curto periodo de tempo.
    O Estado Independente do Acre, com seu imperador próprio, chamado Luiz Galvez.

    ResponderExcluir
  6. Caro João Gabriel, foi muito bom seu comentário. Obrigado pela informação, já fizemos a correção e adicionamos a Revolução Acreana no post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Em julho 1924, houve em São Paulo a tomada do poder estadual pelos tententes insatisfeitos com o governo do presidente Artur Bernardes. Hoveram bombardeios por toda a cidade, até que o então presidente do Estado (governador) fugiu da cidade. Sendo assim a junta revolucionária assumiu o governo por quase 3 semanas. São Paulo foi retomada por tropas legalistas no fim do mês de julho, e o governo foi restabelecido. Esse é o tema que estudo no meu tcc, pelo curso de História na Universidade Federal de São Paulo. É um tema pouco estudado, mas muito importante para a memória do povo paulista.

    ResponderExcluir
  8. Caro Renato Gomes. Seu comentário é muito importante. Nós já publicamos no blog, com certeza ele vai para complementar e enriquecer ainda mais o post.
    Muito obrigado por nos acompanhar na web. Seus comentários serão sempre bem-vindos.
    Abraços

    ResponderExcluir