sábado, 6 de julho de 2013

Você sabe quais são as 50 curiosidades do McDonalds?

Ronald McDonald, o personagem símbolo da maior e mais emblemática rede de lanchonetes de comida rápida do mundo, apareceu pela primeira vez em uma propaganda há 50 anos, em 1963.

O personagem veio ampliar o sucesso da marca criada em 1940 em San Bernardino, na Califórnia (EUA), pelos irmãos Dick e Mac McDonalds. Atualmente a rede conta com cerca de 34 mil lojas, espalhadas por 119 países. Você sabia que cachorro-quente, sopa e macarrão estão no menu da lanchonete fora do Brasil? 

Confira essas e outras curiosidades da história da rede:

1- Ronald McDonad, o principal personagem da rede, foi criado nos EUA no ano de 1963 por Oscar Goldstein, franqueado do McDonald’s em Washington.

2- O primeiro ator que se caracterizou como Ronald foi Willard Scott, que interpretava o Bozo na TV americana. O personagem usava um chapéu feito com uma bandeja e um copo no nariz.

3- Em 1966, o McDonald’s fez a primeira propaganda nacional com o personagem, mas Scott não desempenhou o papel porque foi considerado muito gordo. A marca queria alguém magro e esbelto para vender seus hambúrgueres, segundo Eric Schlosser, autor do livro ‘Nação Fast Food’. 

4- A primeira propaganda mostra o palhaço “saindo” da televisão para comer os sanduiches e apresentá-los para as crianças. Depois ele “volta” para a TV e passa a saltar em frente a uma lanchonete da rede.

5- No final dos anos 60, Ronald começou a rivalizar com Mickey Mouse (Disney) e a rede de restaurantes cogitou criar seu próprio parque temático. Mas executivos acharam que o empreendimento ia desviar fundos do restaurante e, assim, a rede iria perder milhões, afirmou Schlosser.

6- Em vez de construir um grande parque temático, a rede preferiu investir em pequenas áreas de lazer para crianças com a figura de Ronald nos próprios restaurantes.

7- Uma pesquisa com estudantes americanos descobriu que 96% deles conseguia identificar Ronald McDonald. O único personagem mais conhecido era o Papai Noel, diz Schlosser.

8- Ronald é o personagem principal em uma série de vídeos conhecida como ‘As aventuras divertidas de Ronald McDonald’.

9- Ronald não é o primeiro mascote da rede. Speedee, cozinheiro que ficava nos letreiros luminosos da marca, foi criado em 1955, mas por ter o mesmo nome do personagem da marca de efervescentes  americana Alka-Seltzer, foi renomeado Archie McDonald e substituído.

10- Os irmãos Dick e Mac McDonalds abriram o primeiro restaurante da rede em 1940 em San Bernardinho, Califórnia, nos Estados Unidos. O restaurante era chamado de McDonald’s Bar-B-Q (sigla que corresponde, em inglês, à palavra churrasco). Em 1948, o restaurante foi reformado e ficou com apenas nove itens no cardápio incluindo cheeseburguer, refrigerantes, café, leite, batata chips e fatia de torta.

11- Em 1949, as batatas fritas, como são vendidas na rede até hoje, entram no cardápio, substituindo as batatas chips.

12- O vendedor Ray Kroc visita o restaurante em 1954 para tentar vender liquidificadores aos irmãos McDonald’s. Ele fica sabendo que os dois querem abrir uma franquia e entra no negócio. Kroc cria então a Corporação McDonald’s e começa a expandir a rede.

13- No dia 15 de abril de 1955, Kroc abre seu primeiro McDonald’s em Des Plaines, Illinois.

14- Em 1958, a rede de lanchonetes McDonald’s vende o hambúrguer de número 100 milhões.

15- A primeira propaganda nacional do McDonald’s saiu na revista americana Life no dia 5 de outubro de 1962.

16- Em 1963, o McFish (hambúrguer de peixe) começa a ser vendido nos EUA.
Em 1965, a rede já contava com cerca de 700 restaurantes nos Estados Unidos.

17- O McDonald’s abriu capital e passou a vender ações na bolsa americana no ano de 1965.

18- O famoso sanduiche com dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergelim (Big Mac) foi criado por Jim "MJ" Delligatti, um dos primeiros franqueados da rede em Pittsburgh, nos EUA, em 1968.

19- Segundo informações da rede, atualmente são vendidos cerca de 550 milhões de sanduíches Big Mac no mundo por ano.

20- Cada pão com gergelim conta com aproximadamente 380 sementes, diz a empresa.

21- O McDonald’s começou a patrocinar as Olimpíadas em 1968, mandando hambúrgueres por avião para os atletas americanos que competiam em Grenoble, na França. A ação começou porque eles estavam com saudade dos sanduíches da rede.

22- Em 2013 a rede contava com cerca de 1,8 milhão de funcionários em todo o mundo.

23- A primeira loja internacional foi aberta no Canadá, em 1969, na cidade de Richmond.

24- Também em 1969 a torta quente de maça foi adicionada ao cardápio.

25- O McDonald’s está presente em 119 países. Em 2013, cerca de 34 mil restaurantes da rede em todo o mundo estavam em funcionamento.

26- Em 1971, Papa Burguer, Mister Shake, e outros personagens passam a fazer parte da turma do Ronald McDonald.

27- O quarteirão com queijo começou a ser vendido na rede em 1973.

28- O Jingle com os ingredientes do Big Mac (dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergelim) foi lançado nos EUA em 1974.

29- O Egg McMuffin entra no cardápio americano e o restaurante passa a servir café da manhã no ano de 1975.

30- O primeiro restaurante com serviço de drive-thru foi inaugurado em 1975 na cidade americana de Sierra Vista, no Arizona, para servir militares que estavam em uma base próxima e que não tinham permissão para sair dos seus carros com roupas do exército.

31- A primeira loja da rede no Brasil e na América Latina é inaugurada no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1979. É o 25º país a receber o restaurante.

32- Também em 1979 começa a ser vendido o McLanche Feliz, refeição completa para crianças que é vendida acompanhada de um brinquedo.

33- Os Chicken McNuggets começaram a ser vendidos em 1983 no mercado americano acompanhados dos molhos de mostarda, agridoce, barbecue e mel.

34- As saladas começam a fazer parte do cardápio da rede nos EUA em 1987.

35- Em fevereiro de 1981 é inaugurado o primeiro McDonald’s de São Paulo, na avenida Paulista.

36- No Brasil são vendidos cerca de 5 milhões de Big Macs por mês, 180 mil por dia e 6,6 mil por hora.

37- Em Portugal há uma versão do McNuggets com bacalhau e um sanduíche chamado McBifana, inspirado em uma comida de rua feita com carne de porco e mostarda.

38- O cachorro quente é um dos pratos clássicos do McDonald’s do Japão e está no menu de café da manhã.

39- A rede tem um sanduíche feito exclusivamente para o público do Oriente Médio, o McArabia, que leva frango ou carne, alface, tomates, cebola, alho em um pão sírio.

40- O primeiro restaurante da rede de Israel começou a funcionar no dia 14 de outubro de 1993, em Tel Aviv. A maioria dos restaurantes do País ainda são estritamente kosher (que respeitam a dieta judaica ortodoxa).

41- O McDia Feliz, o dia em que o valor arrecadado com a venda do Big Mac é revertido para instituições de caridade, completa 25 anos em 2013. A iniciativa realizada no Brasil é a que tem maior rentabilidade no mundo. Em 2012, foram arrecadados cerca de R$ 20 milhões.

42- Segundo informações do jornal The Telegraph, as lojas do McDonad’s do Japão passaram a oferecer em maio desse ano uma porção de batatas fritas com o mais alto número de calorias – 1.142 por unidade, o equivalente a metade das calorias diárias que uma mulher adulta deve consumir.

43- O Big Tasty entrou no cardápio da matriz americana no ano de 2001.

44- O serviço de entrega da rede brasileira foi criado em 2002.

45- Em janeiro de 2002, o chef de cozinha e ativista Jamie Oliver divulgou em seu programa de TV que a rede McDonald s utiliza hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos. Após polêmica, a marca anunciou mudanças na receita.

46- Em março de 2013, o McDonald s no Brasil fez acordo e se comprometeu a pagar R$ 7,5 milhões por danos morais coletivos por causa da jornada variável de trabalho que vigorava em parte das lojas do País.

47- O primeiro McCafé brasileiro surgiu em 2000, na cidade de Porto Alegre (RS).

48- Em 2011, a empresa passou por uma reformulação do cardápio no Brasil, com a introdução de alimentos mais saudáveis (especialmente no McLanche Feliz) e menores.

49- McDonald’s dos EUA e da Europa oferecem sopa.

50- O macarrão com molho de tomate está presente no cardápio dos McDonald’s do Japão, Filipinas e Itália.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário