terça-feira, 21 de maio de 2013

Futebol um vício perigoso que mata.


Foto de uma cena real de violência 
nas ruas após partida de futebol
Por Augusto Pattoli



Vamos falar sério! Futebol no Brasil é um vício, precisamos ser tratados imediatamente, senão vamos acabar morrendo de overdose.
Nos últimos dez anos, centenas de torcedores morreram em conflitos dentro, no entorno ou nos acessos aos estádios de futebol. Os dados foram contabilizados e estudados pelo sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universo, Maurício Murad, baseado em dados fornecidos por jornais, revistas e rádios das principais cidades do país entre os anos de 1999 e 2008. As informações foram mais tarde checadas nos Institutos Médico Legais (IMLs) e nas delegacias de polícia das cidades onde as mortes ocorreram.

É sério! O futebol mata, aleija e dá cadeia. Será que mínguem percebeu isso, veja com clareza, quem ganha com isso!

"Quando começamos a fazer o levantamento, o Brasil estava em terceiro lugar na comparação com outros países no número de óbitos. A ordem era Itália, Argentina e Brasil. Hoje, dez anos depois, o Brasil conquistou o primeiro lugar. É uma conquista trágica, perversa", afirmou o professor.
Segundo ele, essa constatação deveria ser uma grande preocupação para um país que vai abrigar um grande evento como a Copa do Mundo de 2014. "Essa violência é uma preocupação para a Copa porque, de todos os problemas que a Fifa [Federação Internacional de Futebol] acompanha, e de tudo o que o caderno de exigências para a Copa do Mundo determina, a segurança pública é um dos principais. O problema da segurança pública é da maior importância para a Copa do Mundo."
O futebol reproduz de forma cruel e perversa a situação do país, onde a violência é crescente e vitimiza muito mais as pessoas não ligadas aos grupos delinquentes. "Uma morte já é gravíssima, mas a morte de um inocente, que não está ligado a práticas de violência e que foi ao estádio para se divertir e que foi com sua família para torcer pelo seu time é muito mais grave", ressalta
O futebol acabou, está nas mãos erradas que fazem tudo por dinheiro, viciando o torcedor e deixando-o dependente sem a menor consideração.
Ao escrever este post tomei uma decisão. Não vou mais torcer pelo meu time! É uma forma sincera de protesto, vou continuar com ele no coração.  
Não quero fazer parte dessa turma que briga, xinga, bate, seca o time do outro. 

Acho tudo isso ridículo, é atitude de trapaceiro, que se disfarça com a ironia e perverte com um falso humor negativo.

Assim que você escolhe um time para torcer acaba se envolvendo em uma energia negativa, quando toma consciência disso já é tarde. É como droga você não percebe quando está viciado, e acaba fazendo muita besteira por aí. 
É sério o futebol mata, aleija e dá cadeia. Será que mínguem percebeu isso, veja com clareza, quem ganha com isso!
É duro ver amigos humilhados pelo futebol, não é normal ver pessoas matarem, baterem colocando fogo e destruindo ruas e estádios, que triste exemplo que esse amor pelo futebol nos proporciona.

"Chegou a hora de parar ou pelo menos tentar diminuir o vício no futebol. Você não vai ganhar nada torcendo por um time de futebol, quem ganha são os jogadores, a imprensa e os cartolas dos clubes".

Quando você pensar em torcer pelo seu time de futebol e for ao estádio. Não se engane tudo pode acontecer, você vai estar no meio dos piores viciados em violência e desrespeito humano. Cuidado!

2 comentários:

  1. Não acho que o problema seja o esporte futebol e sim de algumas pessoas que são vândalas por natureza, pessoas mal educadas, criminosos que se escondem atrás da multidão. A solução mais viável ao meu ver seria o governo investir em infraestrutura, em educação, em saúde, deixar a população mais amigável é um problema que vem de baixo para cima, não adianta colocar um telhado bonito em uma casa velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não é só o governo. Quem torce para algum clube e vai às redes sociais buscar informações sobre seu time, ver muitos insultos contra a torcida rival. É muito comum após o término das partidas as pessoas mandarem msg para o whatsapp do amigo insultando o time dele e por consequência ele tambem, o próprio amigo. Daí começa o ódio entre eles, a ponto de deixar de se falar. Se forem desconhecidos pode até chegar a brigas. Detalhe eles não ganham nada pra isso, só perdem.

      Excluir