quinta-feira, 24 de maio de 2012

A gatinha fujona.


Por: Isabel Carballo

Trabalho há muitos anos protegendo animais, cuido de gatos e cachorros abandonados e doentes. Recebo esses animais na minha casa e trato deles com amor, carinho e ajuda de amigos.
Muitos deles consigo doar rápido e outros acabam fazendo parte da família e até me ajudam a cuidar dos mais novinhos.
Tenho muitas histórias curiosas que aconteceram comigo e os animais que protejo. Vou falar de uma em especial, que aconteceu com uma linda gatinha siamesa.
Esta linda siamesinha da foto foi doada para uma família do bairro da Brasilândia, próximo a Freguesia do Ó.

Fiz inúmeras recomendações com relação ao temperamento assustado da gatinha, mas a família  se descuidou e ela escapou da casa.
Imediatamente fui informada do acontecido e dei início a uma verdadeira “operação resgate”.
Foi uma busca diária, com montagem de armadilhas, rondas pelo local, colagem de cartazes em postes, distribuição de panfletos de porta em porta e, inclusive, a oferta de uma recompensa para quem capturasse a gatinha.
No decorrer da busca, dois lindos filhotes de siameses acabaram capturados porque foram confundidos com a siamesinha fujona.

Uma coisa curiosa no bairro da Brasilândia é a predominância de gatos siameses em razão, da existência de muitos gatos siameses não castrados e de um grande macho siamês extremamente reprodutivo. 
Por duas ocasiões, estivemos bem perto de resgatar nossa gatinha. A primeira vez, ela foi vista no prédio da delegacia localizado nas proximidades e, como estava em um buraco de difícil acesso, a polícia chamou os bombeiros, mas a fujona escapou novamente.
Um tempo depois, a siamesinha foi vista andando no jardim de uma casa vizinha à delegacia. Armamos uma “gatoeira” (uma espécie de armadilha caseira) nesse local, mas a gatinha não caiu na armadilha. Pegamos um lindo gato preto, que provavelmente estava de namoro com a nossa gatinha. Libertamos o gato preto e ele seguiu seu caminho.
Por dias ficamos sem pistas de seu paradeiro, diariamente, íamos ao bairro para deixar comida em lugares próximos de onde ela havia sido vista.
De repente a  siamesinha reapareceu em outra rua, na qual há muitos cachorros abandonados que se alimentam com os restos de comida de uma escola que fica bem perto da tal delegacia.
Neste local, ela também começou a se alimentar, abrigando-se em um cantinho na própria escola.
Novamente armamos a “gatoeira”, porém outros bichamos é que foram capturados. A nossa gatinha era muito esperta e não caia em armadilhas tão fácil assim.
Um dos gatos abandonados capturados estava com muita sarna e decidimos aproveitar para tratar e castrar, ele acabou ficando comigo.
Está lá em casa, limpo e curado esperando pela adoção de uma nova família.
Sabíamos que a nossa gatinha permanecia no mesmo território. Mais ambientada, ela já andava pelos telhados e pelas ruas, procurando comida. Por várias noites, ficamos de plantão dentro do carro, observando os movimentos dela e deixando comida para ela não mudar de lugar.
Depois de 56 dias de buscas, muita persistência, um pouco de sorte e com a ajuda de São Francisco de Assis o protetor dos animais, nossa gatinha finalmente foi resgatada. Acabou entrando na nossa “gatoeira”. Ficamos imensamente felizes!
Como a família que adotou a gatinha abandonou as buscas e não se interessou mais pelo animal, ficamos ela, hoje ela está na casa da Masako minha amiga que ajudou muito nas buscas.
A nossa gatinha demonstrou mudanças em seu temperamento. Está mais feliz, brincando com os outros gatos e até dormindo na cama da Masako.
O que será que se passou na cabeça desta linda gatinha? Provavelmente, a experiência vivenciada a amadureceu, pois precisou aprender a sobreviver sozinha em um local desconhecido. Com certeza agora ela preza o privilégio de estar em uma casa, protegida, com alimentação e carinho!
Bom, agora é a hora de cumprir promessas!
É verdade, sim. Fizemos até promessa para encontrar a gatinha.
A minha amiga Andréa que também ajudou nas buscas, terá que ficar 3 meses sem comer chocolate e eu já acendi muitas velas de agradecimento ao Santo dos Animais, São Francisco de Assis.
Também precisamos agradecer aos moradores do bairro, que muito nos ajudaram, deixando comida, permitindo que a nossa “gatoeira” fosse armada em seus quintais e nos avisando quando a siamesinha foi avistada.

Nota do editor:

Essa história da protetora Isabel e suas amigas, mostra para todos nós que a vida de um animal é muito importante. Não podemos pensar que animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.
Parabéns! Isabel, continue com seu trabalho maravilhoso.
Quem quiser ajudar a Isabel nessa tarefa pode entrar em contato pelo e-mail: bel.car@uol.com.br

5 comentários:

  1. Huahuahuahuahua! É um deleite saber que eu não sou o unico que tem dor de cabeça cuidando de bichos abandonados. Faço o que posso para cuidar de gatos abandonados, porém por aqui ninguem adota. Tenho meu exercito felino de destruição, que me dá muita dor de cabeça mas não me vejo sem eles, amo cada um deles por igual. Já rezei muito pra São Francisco também, gatos atropelados, eletrocutados, com sindrome respiratoria felina, cegos ou com a vista comprometida, com rabo torto, tem pra todos os gostos. Parabens por se importar, Isabel; a luta é ardua mas eles só podem contar com a gente, bicho não é brinquedo, as pessoas precisam aprender. E sim, como o editor disse, sofrem tanto ou mais que a gente. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Que os anjos te ajudem sempre!

    ResponderExcluir
  3. É eu sei como é já salvei vários cães das ruas em BH , em situação horroroza, mas dei toda a assistência do meu próprio bolso, pois na época tinha condições e hoje graças á Deus todos estão muito bem

    ResponderExcluir
  4. Olá Isabel, tudo bem? Também tenho paixão pelos animais, ajudo como posso, nem sempre posso trazer um para casa, pois tenho dois cães bravos e uma menininha que também foi achada. Nossa cachorrinha, Mila, é uma benção em nossas vidas e senti um desespero no começo da sua história, pois se fosse a Milinha eu com certeza faria o mesmo! Deus abençoe pessoas que amam e cuidam dos animais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vocês todos estão de parabéns. Neste mundo de hoje, com tanta gente egoísta que só pensa em si mesma, são raros aqueles que dão atenção e cuidados a tantos animais doentes e abandonados que existem por aí. Por mais que eles não sejam capazes de dizer obrigado, cuidar de um animal abandonado ou carente é uma amostra da grandeza de um verdadeiro ser humano.

    ResponderExcluir