terça-feira, 24 de abril de 2012

Os cinco melhores discos de Elvis Presley.


"Eu acho que a coisa mais importante na vida de uma pessoa é a felicidade. Não com coisas materiais como carro, dinheiro, casa, isso você pode ter fácil. Se você não tiver uma vida simples e feliz, o que você tem? Eu acho que se eu puder apenas continuar fazendo a vida das pessoas feliz e a minha própria vida feliz, é tudo o que eu poderia esperar desta vida." Elvis Presley em entrevista de 1956.



1 - Elvis at Sun (2004) 
Esta compilação traz todas as gravações feitas por Elvis Presley em seus anos na Sun Records, sua primeira e modesta gravadora em Memphis. Durante esse período, nos anos de 1954 e 1955, o cantor ajudou a estabelecer os primeiros passos do rock’n’roll. Munido apenas de seu violão, sua voz e com uma banda com um guitarrista (Scotty Moore) e um baixista (Bill Black), Elvis gravou canções como That’s All Right (Mama), Blue Moon of Kentucky, Good Rockin’ Tonight, Trying to Get to You, Mystery Train, entre outras. Essas músicas têm um estilo sonoro único, com um sistema de gravação criado por Sam Phillips, dono da Sun Records, e que ninguém conseguiu reproduzir. Ouvir esse disco também é um bom exercício para entender a evolução da voz de Elvis, uma das mais sensacionais que o rock já produziu.

2- Elvis Presley (1956) 
É o primeiro disco completo da carreira de Elvis e saiu pela RCA. Até então ele havia lançado apenas compactos pela Sun Records. Em sua nova casa, o cantor gravou em melhores estúdios e com mais músicos além dos dois originais que vieram também da Sun. A RCA tentou copiar a sonoridade das canções anteriores de Presley, mas não consegiu. Mesmo assim, o material lançado por Elvis nesse disco é de primeira linha e tem clássicos absolutos como Heartbreak Hotel, Blue Suede Shoes e I Got a Woman. É um dos discos fundamentais não só da carreira de Presley, mas do próprio rock.

3- Elvis is Back! (1960) 
É o primeiro disco de Elvis quando voltou do exército. Esse trabalho tinha a responsabilidade de mostrar que o cantor ainda era o rei da juventude. A diferença é que ele apareceu menos rebelde e mostrou que tinha muita versatilidade para gravar não apenas rock, mas baladas e até blues. O disco é muito pop com canções do tipoGirl of my Best Friend, Such a Night, Reconsider Baby e Fever. Embora não esteja neste disco, It’s Now or Never, um dos maiores sucessos da carreira de Elvis, é da mesma sessão e foi lançada mais tarde em forma de compacto.

4- The Memphis 1969 Anthology (1999)
Este CD duplo traz todas as gravações originais e takes alternativos de Elvis feitos em 1969 no American Studios, em Memphis. Estas músicas são desconhecidas do grande público e mostram um lado totalmente diferente do cantor. Presley reuniu grandes músicos e escolheu a dedo canções que eram importantes para ele naquele momento. Assim, surgem faixas poderosas como Suspicious Minds, Kentucky Rain, Long Black Limousine, True Love Travels on a Gravel Road etc. Nessas músicas, Elvis aparece com um timbre de voz diferente, mais rouco e grave.

5- Elvis Aloha From Hawaii (1973)
Para terminar a lista, um disco ao vivo, afinal Elvis Presley era um performer incrível em cima do palco. Aloha From Hawaii foi um show realizado em 1973 e que foi transmitido ao vivo via-satélite para diversos países do mundo. 1.5 bilhão de pessoas viram a apresentação que entrou para a história como o primeiro evento do tipo em todos os tempos. Elvis, acompanhado de sua sensacional banda dos anos 70, faz um show irrepreensível desfilando seus vários hits e algumas surpresas. Foi um show histórico que marcou o apogeu da carreira do cantor que não conseguiu segurar o mesmo sucesso nos anos seguintes.

Fonte: Odair Braz Junior, do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário