sexta-feira, 2 de março de 2012

Einstein e a Bomba Atômica. O maior erro de sua vida.



No ano de 1939, mais precisamente em dois de agosto, Albert Einstein escreveu uma carta ao então presidente dos Estados Unidos, Frankin Delano Roosevelt, acerca da possibilidade da criação de uma bomba configurada a partir de uma cadeia de reações em uma grande massa de urânio (bomba atômica).


Dizia Einstein em sua carta que “nos últimos quatro meses tornou-se provável – através do trabalho de Joliot, na França, bem como de Fermi e Szilard, nos EUA – que seja possível desencadear, numa grande massa de urânio, uma reação nuclear em cadeia, que geraria vastas quantidades de energia e grandes porções de novos elementos com propriedades semelhantes às do elemento rádio”. Dizia ainda que essa reação permitiria a construção de bombas ao passo que “um único exemplar desse tipo, levada por um navio ou detonada em um porto, poderia muito bem destruir todo porto junto com uma grande área ao seu redor”.
Einstein pedira a Roosevelt que o programa nuclear se iniciasse o mais rápido possível. O presidente, por sua vez, reuniu cientistas, engenheiros, militares e funcionários do governo para juntos criarem o Projeto Manhattan, cujo objetivo final era produzir a bomba atômica.

Esse projeto custou aos cofres públicos mais de 2 bilhões de dólares, para a construção de 37 laboratórios especiais para pesquisas em 19 estados, bem como no Canadá. É curioso ressaltar que, apesar do montante de recursos e da quantidade de pessoas envolvidas no projeto, o segredo foi tão bem mantido que praticamente ninguém fora de um pequeno círculo seleto sabia o que se passava.

Anos mais tarde, Einstein lamentou o papel que teve no desenvolvimento dessa arma destrutiva: “Eu cometi o maior erro da minha vida, quando assinei a carta ao Presidente Roosevelt recomendando que fossem construídas bombas atômicas”.
No dia 6 de agosto de 1945, o avião norte-americano Enola Gay lançou a primeira bomba atômica já usada em uma guerra sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, matando cerca de 140 mil pessoas. Três dias depois foi a vez Nagasaki ser atingida por outra bomba. Este último artefato foi lançado cerca 1,5 km longe do alvo, que era o centro da cidade e, mesmo assim, matou 75 mil pessoas.

Hoje, apesar da existência do Tratado de Não proliferação Nuclear, assinado em 1961, vários países ainda têm interesse na construção de armas nucleares para se fortalecerem política e militarmente.

Após a construção da bomba atômica, surgiu a bomba H (hidrogênio), com poder de destruição dez vezes maior que a primeira bomba atômica, e hoje, pelo menos na ficção, estão tentando criar a bomba de antimatéria, infinitamente mais destrutiva do que a bomba de Hidrogênio.

Em 2009, a bomba atômica voltou a ser notícia no mundo inteiro, após o Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciar, no dia 23 de junho, novos testes com mísseis capazes de atingir Israel e as bases americanas no Golfo Pérsico. Recentemente, o presidente iraniano declarou ao mundo que retomará as pesquisas nucleares no país.

Fonte: Equipe Brasil Escola  -  Kléber Cavalcante
Graduado em Física

7 comentários:

  1. e eu tô rezando para que ele consiga fazer pelo menos umas 5...Go,Johnny go!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu tô vazando deste planeta...
      Marte... aí vou eu...

      Excluir
  2. daki a poco tudo explode nessa bosta de planeta!

    ResponderExcluir
  3. Brincadeiras a parte, ainda ficam fixando anos apos anos novas datas para o Fim do Mundo, quando verdade quem estão condenando a Humanidade a um Desfecho Trágico é a nossa própria IGNORÂNCIA.


    Feliz Final do Mundo pra TODOS!

    ResponderExcluir
  4. kkk, essa foi boa.
    Parem o mundo que eu vou descer.
    Acho muito pouco provalvel uma guerra nuclear, as duas naçoes mais poderosas do sec. XX desisiram dela por que encontraram o mesmo problema no final. Estamos no mesmo barco, se uma bomba explodir em qualquer lugar do planeta ela afetará o planeta como um todo, e quem mora no planeta? quem foi atingido e quem mandou a bomba, ou seja, nao há vencedores no final. Procurem depois por iverno nuclear que entenderam a respeito da possivel guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem foi por isso que nosso ilustre Albert Einstein se arrependeu tao amargamente de seu "trabalho" ow seja
      uma hora dessas deve ate estar brincando de bombardeio no
      INFERNO mesmo sendo nosso mais ilustre cientista do seculo 20
      de boas e más intenções o inferno esta cheio

      Excluir
  5. Saudação amigo

    É mesmo de terro essa noticia e ainda hoje em dia,esses Países brigam pelo Poder Bélico como o Irã.é mesmo assustador

    ResponderExcluir