sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tirando vantagem do "fim do mundo."


Membros de comunidades indígenas 
participam de cerimônia maia . (foto EFE)

Desde o dia 21 de dezembro do ano passado, para celebrar o início do último ano do quinto sol e o anúncio da nova era, sacerdotes indígenas descendentes dos maias estão realizando cerimônias espirituais em locais sagrados do México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras, territórios onde, em diferentes épocas, os maias assentaram sua civilização.


Para aproveitar a data, os governos desses países buscam desmistificar as versões escatológicas sobre a data, promovendo o fenômeno mediante campanhas informativas para atrair uma quantidade ainda maior de turistas, e, consequentemente, obter lucros importantes e projeção cultural internacional.

Na Guatemala, o Instituto Nacional de Turismo (INGUAT), em coordenação com o Ministério da Cultura, impulsiona um plano denominado Oxlajuj B'aqtun 2012, com o qual pretende divulgar a visão cósmica e a cultura dos maias por meio de atividades focadas nos 17 principais locais sagrados indígenas, entre eles: Uaxactun, observatório astronômico e ponto de confluência de energia cósmica; Quiriguá, importante local relacionado à medição do tempo; Montanha Kaj Juyub, expressão viva da visão cósmica maia; Chicabal, manifestação da harmonia com a mãe natureza; e Takalik Abaj, de grande valor e importante significado sobre as origens da cultura maia.

Ao longo de 2012, as autoridades guatemaltecas pretendem realizar encontros científicos sobre arqueologia, astronomia e ciências exatas, tanto de uma perspectiva ocidental como da cultura maia.

Com isso, a Guatemala espera elevar durante 2012 em 10% o número de turistas estrangeiros, em relação aos quase 2 milhões que visitaram o país no ano passado. 2012 se apresenta como uma oportunidade para que a Guatemala se transforme em um dos destinos favoritos do mundo pela mudança da era maia, conforme recentes declarações do próprio presidente eleito do país, Otto Pérez Molina.

Estados Unidos, Europa, Japão e Rússia, segundo as autoridades guatemaltecas, serão os principais lugares onde se buscará promover o 13o Baktun, a fim de atrair o maior número de turistas.

A explicação

A contagem regressiva do último ano do calendário solar maia já começou. O dia 21 de dezembro de 2012, conhecido como o 13 Baktun da Contagem Longa do calendário maia, segundo a tradição astronômica deste povo pré-colombiano, é anunciado como o início de uma nova era para a humanidade, repleta de "novas oportunidades" para salvar o mundo dos danos provocados pelo Homem.

Membros de comunidades indígenas participam de cerimônia maia.
O calendário maia concebe o tempo como um caminho sem fim, um caminho rumo ao infinito. Cada ciclo da roda do calendário representa uma pequena porção desse trajeto de geração em geração, de acordo com explicações do Ministério da Cultura da Guatemala.

O 13 Baktun, que se completa no dia 21 de dezembro de 2012, de acordo com cálculos de estudiosos do calendário solar maia, será o fim da Contagem Longa de um período de 1.872.000 dias ou 5.200 tuns, que equivalem a 5.125 anos solares.

A Contagem Longa, de acordo com o almanaque solar desta cultura ancestral, começou no ano 3114 e concluirá no ano 2012 com a sincronização galáctica. Esse período consta de 13 Baktuns, que representam as 13 colunas do módulo harmônico dos maias, conhecido como Tzolkin.

À meia-noite do dia 21 de dezembro do ano passado, começou a transcorrer o ano 5128 do quinto sol estabelecido no calendário solar, que, por sua vez, começou em 13 de agosto do ano 3114, e que, segundo as evidências científicas achadas em trilhas, esfinges e códices maias, prediz uma mudança de época para a humanidade.

Fonte: Yahoo notícias - por Carlos Arrazola | EFE 

2 comentários:

  1. Isso tudo não passa de uma Escatologia de mídia! não tem nada haver com o que a Bíblia se refere quando se trata a respeito do fim. Meditem nos textos Mateus 16:27-28, Mateus 10:23, Mateus 24:34, Mateus 26:64 e Apocalipse 1:7
    Como se ver, esses textos decifram de forma inequívoca que a Segunda vinda do Senhor se daria a sua GERAÇÃO! Será que existe alguém da geração do Senhor Jesus em vida? Por tanto esse calendário Maia e mais uma falácia a cerca do fim, assim como as inúmeras predições cotidiana.

    http://escatologiaplena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. tenho mais medo do Haarp e do que usaram para fazer aquele buraco perfeito no predio de SP ( que diga-se de passagem foi ABAFADO O CASO ) do que desses calendários maias

    ResponderExcluir