segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SP recebe painéis de Guerra e Paz e documentos de Portinari


Depois de temporada no Rio de Janeiro, os painéis Guerra e Paz, de Candido Portinari, chegam pela primeira vez a São Paulo. O Memorial da América Latina vai expor as obras a partir desta terça-feira (7).

Ministério da Cultura/Divulgação - Detalhe de um dos painéis de Guerra e Paz, que estarão em São Paulo até abril

A mostra é parte do Projeto Portinari, coordenado por João Cândido Portinari, filho único do pintor. A viagem dos painéis ao Brasil só foi possível por conta de uma reforma no prédio das Nações Unidas em Nova York, onde ficam as obras permanentemente.
Em dezembro de 2010, o retorno de Guerra e Paz ao Brasil foi celebrado com a exposição dos painéis no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com entrada franca. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias. Em seguida, os painéis foram restaurados em ateliê aberto, no Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, por onde passaram mais de 6 mil visitantes em 4 meses.
Além de apresentar os painéis restaurados, o evento em São Paulo reunirá cerca de 100 dos estudos preparatórios de Portinari para Guerra e Paz. Será a premiere mundial deste conjunto. Haverá ainda uma centena de documentos históricos, entre cartas e fotos, que contam, em detalhes, toda a trajetória de criação das obras.
Segundo o Projeto Portinari, depois de São Paulo, Guerra e Paz devem percorrer o mundo. Os painéis deverão ser levados à cidade de Oslo, na Noruega, por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 2012. Em agosto de 2013, eles voltam para o hall da sede da ONU.

Guerra e Paz, de Portinari
Memorial da América Latina
De 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
De terça a domingo, das 9h às 18h - Entrada gratuita 

Fonte: terra magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário