terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quem inventou o rádio? Saiba quem foi o pai da Globalização.



Neste post você conhecerá melhor a história e os principais fatos que marcaram o início de um dos mais importantes veículos de comunicação, o pioneiro na globalização: o Rádio.


Tudo começou com Michael Faraday, grande sábio inglês que descobriu em 1831 a indução magnética, assim como a grande contribuição dada por James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas diferente somente em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000 Km/s). Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas A. Edison quando em 1880 descobriu que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo e uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário. Grande contribuição também foi dada pelo professor alemão Henrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio”. Suas experiências basearam-se na teoria de Maxwell, Hertz descobriu que ao fazer saltar uma chispa em seu aparelho oscilador, saltavam também chispas entre as pontas de um arco de metal colocado a certa distância denominado resonador. Hertz demonstrou com essa experiência que as ondas eletromagnéticas tem a mesma velocidade que as ondas de luz. Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de “Ondas Hertzianas”, usando-se também o “Hertz” como unidade de freqüência.

As primeiras transmissões radiofônicas

Mais tarde em 1893 o padre, cientista e engenheiro gaúcho Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio. Graças a ele, a Marinha Brasileira realizou, em 1 de março de 1905, diversos testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban. Todavia, o primeiro que o mundo reconhece é o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”. Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 quilômetros. Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena. Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano de 1900. Essa polêmica da invenção do rádio se compara à da invenção do avião, no início do século XX, em que o primeiro mundo credita aos irmãos Wright, dos EUA, a invenção do veículo aéreo, embora tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro (os Wright não registraram imagens e suas experiências de vôo, enquanto Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, França, em 1906).

Cronograma do rádio no Brasil

Em nosso cronograma você ficará por dentro dos principais acontecimentos que movimentaram a história do rádio no Brasil, desde o início, e as novas perspectivas sobre a vinda da tecnologia digital.

1922 – Em caráter experimental foi realizada pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro a primeira transmissão oficial de radiodifusão na praia Vermelha no Rio de Janeiro, com o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, para isso, foram importados 80 receptores de rádio especialmente para o evento.
1923 – No dia 20 de abril, é fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais.
1924 – É regulamentada a atual faixa de Ondas Médias, compreendidas entre 550 à 1550 KHz.
1931 – São vendidos os primeiros receptores com o nome das estações no dial.
No mesmo ano foi inaugurada as rádios: Record e América de São Paulo.
1933 – Nasce a Sociedade Rádio Educadora de Campinas, que desde 2002 passou-se a denominar Rádio Bandeirantes AM, com isso a programação abre espaço para o jornalismo.
1936 – É fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ela se tornaria um marco na história do rádio com seus programas de auditório, suas comédias e rádio novelas. Entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50 a Nacional seria uma das líderes de audiência do rádio brasileiro, exportando sua programação gravada e dias depois transmitidas em outras cidades brasileiras.
1937 – Em 6 de maio é inaugurada em São Paulo a Rádio Bandeirantes, a primeira emissora a divulgar notícias durante toda a programação.
1938 – Surge a Rádio Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde passa a ser a rádio AM mais popular do país.
1941 – A Rádio Nacional lança o Repórter Esso, primeiro rádio jornal brasileiro, também entra no ar a primeira novela radiofônica do país: Em busca da felicidade.
1946 – O rádio ganha maior agilidade com o surgimento dos gravadores de fita magnética.
Também os retificadores de selênio começam a substituir as válvulas retificadoras material semicondutor em estado sólido muito menos propício a queimar do que as velhas válvulas a vácuo.
1955 – Primeira transmissão experimental de rádio FM, pela Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, extinta no final de dezembro/2000.
1967 – É criado o Ministério das Comunicações no dia 25 de fevereiro.
1990 – A rede Bandeirantes de rádio se torna a primeira emissora no Brasil a transmitir via satélite com 70 emissoras FM e 60 em AM, em mais de 80 regiões do país.
1991 – O sistema Globo de rádio inaugura a CBN (Central Brasileira de Notícias), emissora especializada em jornalismo, que a partir de 1996 inicia suas transmissões simultâneas em FM.
1995 – Início da campanha pelo fim da obrigatoriedade da transmissão do programa oficial “A voz do Brasil”.
2005 – Comemorando os 84 anos do rádio no Brasil, inicia-se no país em 26 de setembro as primeiras transmissões de rádio no sistema digital, tecnologia que está apenas “aterrissando” no Brasil.



Alguns leitores pediram ao Blog Os Güelos para ressaltar a importância de Nikola Tesla.

Para todos Guglielmo Marconi foi o pai do rádio, e Nikola Tesla é desconhecido por seu trabalho com o rádio. Marconi garantiu todas as primeiras patentes do rádio, algo possivelmente desenvolvido pelo Tesla. Nikola Tesla tentou provar que ele foi o criador do rádio, mas não conseguiu, as patentes de Marconi foram consideradas válidas, as pessoas ainda não têm nenhuma idéia sobre o fantástico trabalho do gênio Nikola Tesla. Sem duvida ele teve uma grande participação no desenvolvimento do rádio. 

Fonte: só radio!

6 comentários:

  1. Muito bom o texto, mas faltou a importância de Nicola Tesla no desenvolvimento do rádio.

    ResponderExcluir
  2. ficou legal, mas esqueceram dois nomes muito importantes, Nikola Tesla e Guglielmo Marconi.

    ResponderExcluir
  3. O nome MAIS IMPORTANTE falando-se de rádio é PADRE LANDEL DE MOURA ! E ponto Final ! O VERDADEIRO inventor do radio, MUITO antes de Marconi , só que como sempre ... o BRASIL não o apoiou em suas experiencias, e o mesmo teve que fazer TUDO SOZINHO E NA RAÇA !

    TODOS OS MÉRITOS DA INVENÇÃO DO RADIO A LANDEL DE MOURA.

    ResponderExcluir
  4. Legal, Rock. A invenção do rádio assunto é polêmico. O post destaca a participação do Padre Landel de Moura com possível inventor do rádio. Concordo com vc ele merecia mais apoio e não teve.

    ResponderExcluir
  5. Sem desmerecer os gênios citados, mas a PATENTE DO RÁDIO foi dada a NIKOLA TESLA em 1943 pela justiça americana. Foi comprovado que Marconi usou 17 patentes de Tesla para criar o Galeno.

    Tesla também criou/descobriu:
    - Lampada fluorescente
    - Controle remoto
    - Corrente alternada
    - Oscilador (a máquina de terremotos)
    - Raio mortal (feixe de luz com milhões de volts )
    - Eletricidade sem fio (bobina Tesla)
    - Motor elétrico
    e outras CENTENAS de coisas que usamos no dia a dia.

    Vale lembrar também de Oliver Lodge.
    O texto abaixo foi copiado da Wikipedia:

    "Ele transmitiu sinais de rádio em 14 de agosto de 1894 em um encontro da Associação Britânica para o Avanço da Ciência na Universidade de Oxford, um ano antes de Guglielmo Marconi, mas um ano após Nikola Tesla (1893)."

    ResponderExcluir
  6. Foi o PADRE LANDEL DE MOURA que teve a primeira transmissão de voz humana em São Paulo.

    ResponderExcluir