sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs deixou o mundo melhor.


Steve Jobs, 1955 - 2011

Pôr as necessidades do utilizador em primeiro lugar. Foi este o segredo do sucesso das equipes que trabalharam com Steve Jobs, o principal mentor e fundador da Apple. Jobs - que nunca terminou a faculdade - faleceu esta quarta-feira, em Palo Alto (EUA), ao 56 anos deixando, no entanto, uma marca indelével no mundo que promete continuar a inspirar gerações futuras.
Em homenagem ao visionário do conceito 'user friendly' ('amigo do utilizador', em português) deixamos aqui uma memória de alguns dos produtos da Apple que mudaram a forma como as pessoas interagem entre elas e com o mundo.

Apple II

Lançado em 1977, o Apple II é considerado o percursor dos primeiros computadores pessoais. Steve Jobs e o seu parceiro fundador da Apple, Steve Wozniak, desenharam este PC que agora só faz sentido num museu. Hoje em dia, a sua capacidade – com um processador de 1-MHz e 4KB de RAM - deixaria qualquer pessoa desesperada.
 

Macintosh

O primeiro computador Macintosh (1983) foi divulgado apenas uma vez durante o campeonato de futebol norte-americano Super Bowl. O mítico anúncio – realizado por Ridley Scott - remetia para o livro 1984 de George Orwell, garantindo que com os novos Macs o mundo nunca seria um "Big Brother". Estes foram os primeiros computadores a ter mouse e um desktop com ícones (amigos do utilizador). Foi o primeiro grande sucesso da Apple.

iMac

No início anos 90, as vendas do Macintosh começaram a declinar. Foi então que, em 1997, um ano depois do Steve Jobs regressar a Apple, a empresa lança o primeiro computador da geração iMac. O design revolucionário deste computador foi concebido por Jonathan Ive, que se tornou um parceiro imprescindível de Jobs no design da maior parte dos produtos da Apple.

iPod

O primeiro leitor portátil de arquivos MP3, privilegiando o suporte digital sobre o físico. O iPod foi posto à venda nos EUA por 400 dólares e tinha 5GB de memória. Hoje em dia há vários formatos de iPod com preços para todos os bolsos. Após o iPod surgiu o iTunes que se tornou a maior loja de música virtual do mundo.

MacBook Pro

A maior aposta da Apple em computadores portáteis surgiu em 2006. Além do design sedutor em alumínio, o MacBook Pro passou a incluir um processador Dual Core. Este foi o precursor do atual MacBook Air e continua a ser um clássico do mundo dos 'laptops'.

iPhone

Apesar do novo iPhone – anunciado esta semana – não ter trazido grandes surpresas, ninguém pode negar que este produto mudou para sempre o mundo dos smartphones, quando surgiu em 2007. Mais uma vez, a aposta num ambiente 'user friendly', com tecnologia 'touch screen' e acesso à internet, marcou a diferença.


iPad

Os tablets (PCs de pequeno formato) andam no mercado há cerca de 10 anos mas só depois do iPad é que estes mini computadores começaram a seduzir. Em janeiro de 2010, a Apple anunciou o seu primeiro iPad com um sistema operacional simples e inovador – o iOS – e uma enorme variedade de aplicações. Desde que nasceu, o iPad tornou-se em pouco tempo o tablet mais vendido do mundo.

Fonte: Boasnoticias

2 comentários:

  1. Pessoas como Steve Jobs não passam desapercebidos.
    Toda a humanidade irá lembrá-lo. O melhor ainda é que será lembrado como um benfeitor da humanidade.
    Seu Post traz um resumo sobre s feitos desse grande homem que venceu obstáculos que já derrubara m muitos.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Jotapeh.
    Sem sombra de duvida podemos ter certeza, que Steve Jobs será lembrado como: Marconi, Thomas Edson, Galileu, etc.

    ResponderExcluir