domingo, 30 de outubro de 2011

Quem inventou o batom? Um dos hábitos mais antigos das mulheres.

As mulheres pintam os lábios há pelo menos cinco mil anos.
O uso do batom é um dos hábitos mais antigos entre as mulheres. O costume de colorir a boca nasceu no Egito, com a rainha egípcia Nefertite, mil anos antes de Cleópatra vir ao mundo no ano 70 a.C.
• Para deixar a boca mais bonita, as garotas egípcias usavam pigmentos extraídos de plantas, de rochas ou mesmo de frutos como amoras.
• Já as meninas gregas apelavam para uma raiz vermelha chamada polderos, que depois de triturada era misturada com mel para deixar os lábios brilhantes e úmidos.
• No século 13 (1200 a 1299), um monge italiano da cidade de Piza descobriu o carmim de Cochinella, pigmento vermelho que não dissolvia em água.
• O primeiro batom uma espécie de rouge com gloss, foi
inventado em 1927 pelo francês Paul Baudecroux; mas esse produto precisaria 
esperar 15 anos pela criação do bastão aplicador.
•  Foi em 1942 que o americano Maurice Levy, inventou o batom em bastão, uma massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota (mexerica) e limão vermelho, muito macio devido à gordura de cervo. Mais tarde ele acrescentou o mecanismo “desliza e torce” usado atualmente.
Usar batom é um dos hábitos mais antigos das mulheres. Vem dominando a imaginação das mulheres de todo o mundo. É muito difícil ver uma mulher sem batom, em casa, na rua ou no trabalho. Estrelas de cinema fizeram dele um luxo e cada vez mais vai estar presente na vida das mulheres.

2 comentários: