sábado, 15 de outubro de 2011

Paint horse o primeiro cavalo da América.


O registros da chegada dos primeiros cavalos à América do Norte datam de 1519 trazidos pelo explorador espanhol Hernando Cortes, que aportou no atual território de México. Os registros de sua viagem descrevem dezesseis cavalos a bordo dos navios.
Bernal Diaz del Castillo, nos seus relatos da conquistas do México, enumerou em seus diários, anotações completas do plantel dos cavalos que acompanhava a expedição de Hernando Cortés, dando suas características, coloração, e habilidades. Ele listou entre os cavalos que chegaram à América um garanhão que possuia coloração branca nas patas dianteiras e outro com coloração ruana escura com manchas brancas distribuídas pelo corpo.
O paint horse e o índio americano
Depois da conquista do México e da ocupação de parte da América começaram a surgir as primeiras fazendas de espanhóis, onde eram criados cavalos e entre eles animais paint. Conta-se que essas fazendas eram frequentemente atacadas por índios que roubavam os cavalos. Daí começaram a surgir pequenos núcleos de cavalos que se criavam em liberdade. Eram os cavalos selvagens e mustangs.
As tribos indígenas que viviam nas planícies se adaptaram facilmente ao cavalo. Na busca de caça, os índios fazia migrações periódicas com as manadas de búfalos. Com o auxílio do cavalo eles melhoraram seu desempenho na caça, pois podiam perseguir os rebanhos mais de perto.
Devido a atração por coisas brilhantes ou coloridas, os índios escolhiam os cavalos pintados. As pelagens cinza, branco e machadas eram preferidas sobre as outras. As cinzas e brancas poderiam ser facilmente grafitadas no estilo Paint, se não houvessem cavalos pintados nas manadas ao redor. Além de seu amor pela cor, os índios tinham uma razão prática para possuir cavalos Paint. As cores eram mais fáceis de alterar, para coincidir com a mudança das estações.
O paint horse e o índio americano
Os índios americanos eram peritos na arte antiga da camuflagem. Eles criaram táticas para proteger-se e a seus cavalos, camuflando-se no território inimigo e habilmente despistando soldados experientes e tribos hostis. Assim, o cavalo e o cavaleiro poderiam passar despercebido em campo aberto. Os índios escolheram cavalos Paint para se misturar com o fundo natural e sazonal do país.
O Paint Horse foi o cavalo favorito do índio. Ele era bastante versátil, podendo ser transformado para se adequar a qualquer ambiente ou a qualquer estação do ano. Simplesmente pelo escurecimento ou clareamento de uma cor, o seu proprietário poderia facilmente alterar a cor da pelagem. Se o índio queria um cavalo cinza ou pardo, tinha apenas para escurecer as áreas brancas do corpo. Para uma pelagem de cor clara, as áreas escuras podiam ser friccionada com areia ou cinzas e desapareciam.
A consolidação da raça tem origem, portanto, do cruzamento do cavalo vindo da Espanha com os mustangs selvagens americanos. Ao longo dos anos, os cavalos pintados americanos ganharam vários nomes, até que na década de 50 um grupo de criadores americanos se reuniu para discutir a preservação dos cavalos Paint Horse. Esta foi a semente para a criação da Associação do American Paint Horse, em 1962 e que vem crescendo e se espalhando por todos os cantos do mundo.
Fonte: Haras Monte Rey - Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário