sábado, 7 de maio de 2011

Novo RG com chip começa a ser entregue.


Realmente o chip chegou para ficar definitivamente. Agora é a vez da cédula de identidade – mais conhecida como RG – ganhar um chip. O novo documento vai se chamar Registro de Identidade Civil (RIC) e deve unificar diversos documentos como RG, CPF e título de eleitor. Ele foi lançado no final de 2010 mas, em virtude da sucessão presidencial, sua entrega começou em abril.

Chip, é um dispositivo microeletrônico que consiste de muitos transístores e outros componentes interligados capazes de realizar muitas funções. Suas dimensões são extremamente reduzidas, os componentes são formados em pastilhas de material semicondutor.

Prepare-se para fazer o seu novo RG. O objetivo é dificultar as fraudes. O novo cartão magnético terá impressão digital e chip eletrônico com informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados.

As primeiras pessoas selecionadas serão convocadas por carta. Brasília, Rio de Janeiro e Salvador devem ser as primeiras grandes cidades a realizar as mudanças. Demais municípios devem receber o novo RG gradualmente pelos próximos dez anos.

O custo? O Ministério da Justiça informa que a emissão em 2011 deve englobar 2 milhões de pessoas e será toda custeada pelo governo. Ou seja, a pessoa não precisará pagar pela troca.

Fonte: Folha online

4 comentários:

  1. Muito interessante, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi comentários que terá custos sim!!

    ResponderExcluir
  3. Mais imposto sem retorno o que infelizmente esta se tornando comum nessa patria amada Brasil.

    ResponderExcluir
  4. OI se o atual custa em media 26.00 este vai custar quanto.

    ResponderExcluir