sábado, 28 de maio de 2011

Macintosh e a maçã mordida. Uma história de sucesso.


Como surgiu a ideia de ter como símbolo de uma empresa de tecnologia uma maçã mordida? A versão mais plausível e conhecida é a que o símbolo seria uma referência a Newton, que se deu conta da lei da gravidade ao observar uma maçã caindo da macieira. Outra analogia seria com Adão e Eva, os personagens bíblicos, em que a maçã representaria todo o conhecimento e a mordida, a aquisição do mesmo. E outra ainda mais plausível seria que o  nome deriva de Macintosh, um tipo de maçã produzida no Canadá, apreciada por Jef Raskin o idealizador do Macintosh.
O  tipo de maçã Macintosh foi levada ao Canadá e cultivada pela família Macintosh, de origem escocesa, que dá o nome à fruta.
Conta à história que Jef Raskin trabalhava na programação do Macintosh comendo esse tipo de maçã e deixava uma maçã mordida ao lado da área de trabalho. E sempre dizia que voltaria para sua maçã que lá o estaria esperando.

Jefr Raskin era um especialista em interface homem-máquina, amigo de Steve Jobs desde a adolescência e idealizador do projeto Macintosh para a Apple Computers.
Todas essas analogias fazem parte da história dessa grande marca “Apple” e do computador pessoal mais desejado do mundo. O Macintosh, um mito, um símbolo da inovação tecnológica.


O primeiro logo da empresa era um tanto quanto exagerado e representa a cena de Newton e sua maçã. Não é preciso nem pensar duas vezes para ter certeza de que o logo não iria fazer sucesso, afinal, ele vai totalmente contra um dos mais fortes princípios de Jobs: a simplicidade. Percebendo tudo isso, Jobs caiu na real e deu a luz a um dos mais famosos símbolos de todos os tempos: a maçã mordida.
As caras da Apple.
A Apple é um fenômeno impressionante que está tirando o sono de muitas empresas como a própria Microsoft. Cada vez que Steve Jobs sobe ao palco com seu visual minimalista para anunciar um novo produto, o mundo para. Afinal, todos querem saber o que a mais inovadora empresa do Vale do Silício anda aprontando e ninguém quer perder a chance de dar uma mordida na maçã.





Curiosidades

O rústico Apple I.
Apple I, o primeiro Mac, foi produzido artesanalmente em uma garagem.
-  O “i” encontrado na frente do nome de vários produtos da marca (iPod, iPhone, iMac) originalmente representava a “internet” mas, passado algum tempo, adquiriu a conotação de pessoal, uma vez que “I”, em inglês, significa “eu”.

- iPods compatíveis com o sistema operacional Windows não começaram a ser vendidos até 2002.

- O primeiro slogan da empresa era “Byte into an Apple” (frase ambígua para um byte dentro de uma maçã ou morda uma maçã).

- A grande maioria das pessoas que compram um produto da Apple, permanecem fiéis à marca.


Fonte: Tecnomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário